Fins de Semana Gastronómicos, Melgaço
De 21 a 23 de março, o município de Melgaço regressa com mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos. Bifes de presunto, cabrito do monte assado no forno e bucho doce são pratos a provar em 12 restaurantes aderentes, com direito a um copo de alvarinho de Melgaço como forma de agradecimento pela visita. Para além da oferta gastronómica, os visitantes terão oportunidade de usufruir de 10% de desconto em alojamentos aderentes nas noites de sexta-feira e sábado, bem como de entrada gratuita nos espaços museológicos da Rede Melgaço Museus. A iniciativa promove ainda atividades como “A lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”, na qual se poderá vivenciar a pesca artesanal, com os pescadores como guias; “Abelhas Mansas” com um apicultor, onde é possível a interação com as abelhas mansas e a visita ao Centro de Artesanato; e a experiência “Cabrinhas Felizes”, que conta com uma visita à ordenha da queijaria Prados de Melgaço e provas de queijo de cabra artesanal, que ressalta a sua qualidade pela produção pecuária assente no bem-estar animal, onde as cabras são criadas com massagens e música relaxante. A informação completa do programa, incluindo os contactos para reservas, está disponível aqui.
Festival do Peixe do Rio, Alandroal
O Festival do Peixe do Rio regressou a Alandroal no dia 7 de março e estende-se até este domingo, dia 16. Para esta edição, conta-se com 18 restaurantes aderentes do concelho alentejano, onde o peixe do rio vai brilhar à mesa em diferentes pratos, como caldeta de peixe barbo, sopa de peixe do rio e barriga de carpa grelhada, entre outros. A novidade desta edição é o regresso da Feira do Festival ao castelo do Alandroal, com tasquinhas, provas de vinho, produtos locais e vários espetáculos e demonstrações. Para esta última semana, de 10 a 16 de março, pode-se contar com espetáculos musicais e atividades desportivas de segunda a quinta-feira. Para sexta-feira (dia 14), estão reservadas atividades como provas de vinhos, animação musical e noite de fados. No sábado (dia 15), haverá a apresentação do livro “Por este Rio Abaixo”, de Domingos Boeiro, workshops, showcookings e música. Para finalizar, no domingo (dia 16), destacam-se atividades como o concurso de pesca desportiva, um passeio pedestre, o “Cardeta para todos” – almoço de convívio com entrada livre, prova de vinhos, demonstração do chef José Júlio Vintém e um concerto de Luís Simenta – Canta Alentejo, para encerrar. O festival inicia-se diariamente pelas 11h e algumas das atividades carecem de inscrição. Os espetáculos são de entrada livre. O programa está disponível online.
Festival das Sopas Ribatejanas, Chamusca
A terceira edição do Festival das Sopas Ribatejanas terá lugar na freguesia de Vale de Cavalos, na Chamusca, entre os dias 28 e 30 de março. O evento de entrada livre, tem como objetivo a divulgação e valorização da cozinha local e irá servir, ao longo dos três dias, cerca de 15 variedades de sopas ribatejanas, confecionadas com produtos regionais. O festival dá também espaço a outras atividades, como espetáculos, workshops, caminhadas, expositores, artesanato e folclore. A animação musical fica a cargo de Quim dos Apitos e DJ Agri Rui (dia 28), Miguel Azevedo e DJ Vassalo (dia 29) e B-King (dia 30). Irão existir também showcookings com o chef José Maria Lino no dia 28 e com o chef Luís Dias no dia 29.

(Fotografia: DR)
Semana do Leitão no ZunZum Gastrobar, Lisboa
Após o sucesso da Semana da Francesinha, Marlene Vieira traz ao ZunZum Gastrobar a Semana do Leitão, de 23 a 30 de março. A chef, que conquistou recentemente uma estrela Michelin para o restaurante de fine dining Marlene, aposta numa semana dedicada a uma das iguarias emblemáticas do país, com um menu que combina tradição e inovação, harmonizado com vinhos espumantes portugueses. Como se não bastasse, no dia 29 de março, o restaurante abrirá portas ao Rei dos Leitões, que trará consigo diretamente da Mealhada, os seus pratos com receitas tradicionais. As reservas poderão ser feitas através do site, ou por telefone para o 915 507 870.