Do espaço à prisão: 11 livros com histórias de confinamento

Fotografia: DR
Nesta altura de contenção social, há várias histórias sobre confinamento com que nos podemos identificar - quiçá, aprender estratégias para lidar com a adversidade ou, simplesmente, viajar entre quatro paredes. Eis algumas sugestões para tornar os dias em casa mais aprazíveis, seja através das memórias de um astronauta, pela ficção ou pela poesia.

“Guia de um astronauta para viver bem na Terra”, de Chris Hadfield

Chris Hadfield, que decidiu ser astronauta aos nove anos, já passou mais de 4000 horas no espaço. Preparou-se durante décadas, mas mesmo assim teve de enfrentar desafios extremos, como forçar a entrada numa estação espacial com um canivete suíço ou fazer uma pequena cirurgia em gravidade zero. Dessas experiências extraiu lições aplicáveis à vida em geral.

Imagem: DR

Pergaminho
296 páginas
PVP: 16,60 euros

 

“A peste”, de Albert Camus

Numa manhã de abril de 1940, o doutor Bernard Rieux tropeça num rato morto, à saída do consultório. Assim começa este livro sobre uma peste que põe sob quarentena uma cidade argelina, provocando um turbilhão de emoções nos habitantes. A leitura deste romance acerca da capacidade de sobrevivência e resiliência humanas tem sido amplamente recomendada.

Imagem: DR

Livros do Brasil
264 páginas
PVP: 16,60 euros

 

“O diário de Anne Frank”, de Anne Frank

Este clássico testemunha o dia a dia de uma adolescente obrigada a esconder-se, com a família e outros judeus, durante a ocupação nazi de Amesterdão. O diário, escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, foi publicado, originalmente, em 1947. O grupo acabou por ser preso, ao fim de dois anos num anexo secreto, e a autora morreu num campo de concentração.

Imagem: DR

Livros do Brasil
448 páginas
PVP: 16,60 euros

 

“As cartas da prisão”, de Nelson Mandela

A mulher e os filhos, autoridades prisionais, responsáveis do governo e companheiros de ativismo são os destinatários das 255 cartas, com assinatura de Nelson Mandela, reunidas neste volume. Foram escritas nas prisões onde esteve encarcerado, durante 27 anos, o histórico revolucionário anti-apartheid, que se tornou no primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul e recebeu o Prémio Nobel da Paz.

Imagem: DR

Porto Editora
752 páginas
PVP: 24 euros

 

“Digam-me como é uma árvore”, de Marcos Ana

O poeta e ativista espanhol Marcos Ana foi o homem que mais tempo passou nas cadeias franquistas: 23 anos. Neste livro emotivo, partilha as suas memórias da prisão (onde desenvolveu parte da sua obra), mas também do exílio em França e da luta pela liberdade e pelos direitos humanos, num misto de horror e esperança.

Imagem: DR

Editora Guerra & Paz
384 páginas
PVP: 5 euros

 

“O quarto de Jack”, de Emma Donoghue

A história é contada pelos olhos de Jack, de cinco anos, para quem o quarto é o Mundo inteiro. O menino desconhece que vive fechado ali, com a mãe, porque ela se encontra em cativeiro, após ter sido raptada. Este best seller, que chegou a ser adaptado ao cinema, é sobre a força do amor, mesmo nas circunstâncias mais negras.

Imagem: DR

Porto Editora
336 páginas
PVP: 17,70 euros

 

“Viagem à volta do meu quarto”, de Xavier de Maistre

Eis o relato autobiográfico de um jovem oficial que, detido no quarto seis semanas, olha para os objetos como se de paisagens distantes se tratasse. Um excerto: “Quando viajo no meu quarto, raramente percorro uma linha recta: vou da mesa até um quadro que está colocado a um canto; daí parto em diagonal até à porta; mas ainda que, ao partir, a minha intenção seja a de me dirigir para lá, se encontro a poltrona no caminho não estou com cerimónias e instalo-me de imediato nela”.

Imagem: DR

Tinta da China
208 páginas
PVP: 17,20 euros

 

“A pomba”, de Patrick Süskind

Em agosto de 1984, o porteiro Jonathan Noel, avesso a surpresas e desejoso de levar uma vida sem sobressaltos, encontra uma pomba ferida tombada a seus pés. Esse acontecimento, que lhe perturba a rotina e afeta o seu equilíbrio interno, é o ponto de partida desta novela de Patrick Süskind, celebrizado pelo seu romance de estreia, “O perfume”.

Editorial Presença
96 páginas
PVP: 9,90 euros

 

“Estar em casa”, de Adília Lopes

Este livro de poesia com laivos de humor encerra a trilogia, de pendor autobiográfico, composta pelas obras “Bandolim” e “Manhã”. Aqui, fala-se de objetos e figuras do quotidiano, do bule à gata, mas também de gente. Um exemplo: “Só gosto das pessoas boas/ quero lá saber que sejam inteligentes artistas sexy/ sei lá o quê/ se não são boas pessoas/ não prestam”.

Imagem: DR

Assírio & Alvim
104 páginas
PVP: 14,40 euros

 

“Objeto quase”, de José Saramago

Nesta coletânea de contos assinados pelo Prémio Nobel da Literatura português, destaque-se “Embargo”, que deu origem ao filme homónimo de António Ferreira. Na história, inspirada na crise petrolífera, um homem a caminho do trabalho fica preso dentro do automóvel, que parece ganhar vida própria.

Imagem: DR

Porto Editora
136 páginas
PVP: 15,50 euros

 

“O condómino”, de António Gregório

Um homem fechado no seu apartamento, por vontade própria, que vai acompanhando as movimentações de vizinhos – e de alguns visitantes – pelo óculo da porta (o “olho-mágico”), é o tema desta novela refrescante. Do narrador quase nada se fica a saber. Mesmo os motivos daquela reclusão autoimposta cabe ao leitor imaginar.

Fotografia: DR

Língua Morta
134 páginas
PVP: 10 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend