Dicas e truques para um bom piquenique

Dicas e truques para um bom piquenique
(Fotografia: DR)
Chegou o tempo dos piqueniques: dicas e truques para um programa bem passado no parque, em boa companhia e de toalha estendida.

Nos piqueniques, como em quase tudo na vida, albarda-se o burro à vontade do dono. Mantendo as regras de segurança, higiene e distância, cada um pode e deve personalizar o seu próprio piquenique e desfrutá-lo da forma que bem entender. Ainda assim, há dicas e truques que podem facilitar e potenciar qualquer programa passado no parque ou jardim, em boa companhia e de toalha estendida. Estas são algumas delas.

 

A importância das sombras

Porque é importante manter os alimentos, as arcas e os sacos térmicos longe do calor, escolha uma zona do parque que esteja bem coberta e que, desta forma, garanta várias horas seguidas de sombra. Ou aproveite para testar os conhecimentos astronómicos dos mais novos, analisando a evolução do movimento diurno do sol – de este para oeste – e antevendo onde fará sombra. De qualquer forma, é sempre bom levar um protetor solar.

 

Trabalho de casa feito

Fazer, de antemão, uma lista detalhada de tudo o que é preciso levar – da comida aos utensílios – é importante para que não escape nada e não fique nada em casa. Aproveitar que se está de papel e caneta na mão para anotar os restos que andam pelo frigorífico, e que podem e devem ser transformados em quiches, tortas, wraps ou saladas frias para levar. Ainda, em casos como a fruta ou queijos, levar tudo cortado em pedaços ou cubos vai facilitar a vida num piquenique, e torná-lo muito mais limpo.

 

Sentado e confortável

Um bom piquenique leva o seu tempo, já se sabe. A toalha raramente é esquecida quando se pensa nestes programas ao ar livre, mas colocar umas almofadas ou mantas na bagagem vai permitir ficar sentado de forma confortável por um longo período. O corpo e o cansaço agradecem no dia seguinte.

 

Repelentes naturais e caseiros

Existem várias formas de afastar presenças indesejáveis nos piqueniques, e muitas destas podem ser feitas em casa, com ingredientes que todos temos em casa ou que são fáceis de comprar. Por exemplo, espetar cabeças de cravinho em metades de limão ou laranja ajuda a manter insetos distantes. Ou juntar num frasco com spray vinagre de maçã e ervas como tomilho e hortelã. Há centenas de receitas na Web, é só escolher. Quem tiver em casa uma vela de cintronela, também pode trazer: ajuda a afastar da comida moscas e melgas.

 

Adequar a alimentação às atividades

Em muitos casos, um programa de piquenique inclui algum tipo de atividade física, quer se trate de uma pacífica caminhada em redor ou um frenético jogo desportivo em família. No seu site, a Fundação Portuguesa de Cardiologia explica que, antes do exercício, importa ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono. Gordura, proteína ou fibra deve ficar para o pós-atividade, por requererem um maior tempo de digestão.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend