Dia Mundial do Livro: sete projetos com oferta em segunda mão

A Livraria Miguel de Carvalho, na Figueira da Foz, tem livros antigos e raros. (Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)
Alfarrabistas, livrarias independentes, plataformas online. Não faltam projetos que dão vida nova aos livros usados. A morada pouco importa, podendo fazer as encomendas online - neste Dia Mundial do Livro e nos restantes. Com a vantagem de apoiar pequenos negócios, ou mesmo causas sociais.

Livraria Edições 50kg (Porto)

Revistas e livros novos e velhos, das mais diversas áreas, até para quem prefira ler em francês e inglês, algumas raridades e primeiras edições. Eis o que se pode encontrar na Livraria Edições 50kg, que também funciona como editora e oficina – o dono, Rui Nabeiro, tem gosto por tipografia e encadernação. Deu aquele nome à casa porque era o peso aproximado da primeira máquina de prelo que comprou.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Ror de Livros (Aveiro)

Jorge Ferreira já tinha ligação à Livraria Santa Joana, em Aveiro, quando, numa feira do livro, percebeu que faltava na cidade um espaço de compra e venda de livros usados. A sua Ror de Livros nasceu há quase três anos, recheada de romances, clássicos, best-sellers e outras propostas. De momento, esta livraria independente não está a aceitar mais material, só a vender. Cada exemplar custa 4 ou 5 euros, em média, embora os valores comecem em 50 cêntimos. No Dia Mundial do Livro, há mimos para os visitantes: quem adquirir um livro, leva outro de valor igual ou inferior; e quem não comprar nada recebe, grátis, um dos mais de mil títulos que custam 1 euro.

A Ror de Livros tem ofertas para os visitantes, no Dia Mundial do Livro.
(Fotografia: DR)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Alfarrabista Miguel de Carvalho (Figueira da Foz)

O livreiro antiquário Miguel de Carvalho mudou a sua livraria de Coimbra para a Figueira da Foz, se bem que grande parte das vendas é feita online, com envios para todo o país, em embrulhos avessos à padronização dominante. As prateleiras acomodam cerca de 45 mil volumes, na maioria livros antigos e raros; mas também edições novas de editoras independentes, como a Língua Morta, a Averno ou a Debout Sur l’ Oeuf (DSO), do próprio Miguel. Os preços começam em 5 euros, podendo atingir valores bem mais elevados, atendendo à singularidade de algumas obras.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Déjà Lu (Cascais)

A Déjà Lu, no primeiro andar do restaurante Taberna da Praça, na Fortaleza da Cidadela, em Cascais, é uma livraria solidária, que vende “livros já lidos, de todo o tipo de temas – da poesia ao tarot“, conta uma das responsáveis, Francisca Prieto. Todas as receitas são canalizadas para duas instituições que visam a integração social de pessoas com Trissomia 21. Em seis anos de existência, já foram angariados cerca de 150 mil euros para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 – APPT21 e a PAIS 21, segundo a mesma fonte. Os mais de 8000 títulos estão organizados em categorias como “literatura marota”, “livros que metem muito meeeeeedo” ou “para adolescentes que não sabem o que hão-de ler”. Em regra, custam entre 5 e 7 euros, “por estarem em bom estado e serem livros bons”, e podem ser enviados por correio, conclui.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Livros Dona Ajuda (Lisboa)

A Dona Ajuda é uma loja solidária, dinamizada pela associação Boa Vizinhança, que vende os mais diversos artigos em segunda mão, no Mercado do Rato, em Lisboa. Os livros fazem parte da oferta, e mais recentemente ganharam destaque online. Entre primeiras edições e novidades que ainda estão nas bancas, encontra-se de tudo, por valores desde 1 euro. Basta prestar atenção aos leilões e demais publicações que vão surgindo naquela página do Facebook. O produto da venda dos livros, todos doados, permite apoiar diversas causas, desde agregados familiares com carências económicas até associações de animais abandonados e negligenciados.

A Dona Ajuda fica no Mercado do Rato, mas também vende online.
(Fotografia: DR)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Trade Stories (online)

São quase 90 mil os títulos disponíveis nesta plataforma de compra e venda de livros usados, onde também se encontra novidades em segunda mão. Quem andar atrás de um volume específico pode tentar aqui a sua sorte, porque a Trade Stories disponibiliza uma secção para isso mesmo. O projeto foi lançado, há um ano, por Adriana Vaz, web developer apaixonada por literatura. Cansada de garimpar em grupos de Facebook e outros sites onde as vendas decorrem de forma desorganizada, decidiu criar um site onde fosse simples chegar ao que se procura. O acesso é livre.


Desvaneio (app)

A compra, troca ou venda de livros em segunda mão é só uma das vertentes da aplicação móvel Desvaneio, disponível para os sistemas operativos Android e iOS. Trata-se de uma criação portuguesa recente, que funciona como rede social. Permite descobrir novos títulos e autores junto da comunidade, organizar as próprias leituras, fazer comentários, citações e atribuir classificações aos livros, à semelhança do que já acontecia na plataforma Goodreads, igualmente dedicada aos leitores.

 

 

 

 

 

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend