Dia Mundial da Criança: 5 ideias para celebrar a data com os mais pequenos

Levar as crianças para a cozinha pode ser uma boa atividade para fazer em família. (Fotografia: DR)
Comer gulodices, fazer experiências como um cientista, pinturas e, acima de tudo, brincar. Eis algumas sugestões para celebrar o Dia Mundial de Criança com a pequenada.

1 | Comer um hambúrguer feito de doces, e outras surpresas
A hamburgueria e pregaria Bira dos Namorados, situada no Porto e em Braga, criou um kit especial de Dia da Criança com três surpresas que prometem fazer as delícias dos mais novos. O conjunto inclui um “hambúrguer sobremesa” feito com bolacha Oreo, morangos e chantilly, entre duas fatias de pão doce; um brinquedo de madeira, acompanhado de materiais de pintura para que as crianças o possam colorir; e uma viseira de proteção colorida. O kit tem o custo de 35 euros e está disponível até 1 de junho, tanto nos restaurantes, como através de takeaway, da UberEats ou o serviço de entregas da própria hamburgueria.

Hambúrguer sobremesa (Fotografia: DR)

 

2 | Fazer pasta de dentes no Museu da Farmácia
Depois das gulodices há que escovar os dentes. Esta segunda-feira, às 15h, o Museu da Farmácia desafia os mais novos a tornarem-se verdadeiros cientistas e fabricarem uma pasta de dentes, que podem depois levar para casa. O workshop educativo sobre higiene oral decorre em simultâneo no Museu da Farmácia de Lisboa e do Porto. A participação é gratuita, mas requer inscrição ( [email protected]) e acompanhamento de um adulto.

Museu da Farmácia (Fotografia: DR)

 

3 | Fazer bolachas e decorar bolos em casa

Para assinalar a ocasião de forma bem doce e divertida, a Carlotta Cake Boutique, no Porto, criou um menu com bolos e bolachas que os miúdos podem terminar em casa, com a ajuda dos pais. Cada um dos doces vem acompanhado de um kit com tudo o que é necessário para meter as mãos na massa. Há um pote com todos os ingredientes necessários para as crianças fazerem e decorarem as suas próprias bolachas, e bolos que vêm acompanhados de cremes e coberturas para enfeitar a gosto.


Conheça melhor os kits de doçaria da Carlotta Cake Boutique.


 

4 | Fazer experiências científicas no Pavilhão do Conhecimento
O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa, reabre esta segunda-feira, com um programa especial para celebrar o Dia da Criança. Das 10h às 18h há passeios ao ar livre, experiências, observações, desafios e muitas outras atividades científicas dedicadas aos mais pequenos. A receção aos exploradores, logo pela manhã, é feita com música, pipocas, malabarismos e bolas de sabão gigantes. A entrada é gratuita para crianças até aos 11 anos, mas para garantir uma visita segura, é necessária a inscrição prévia, e são definidos turnos de visita conforme a indicação da hora de chegada. Conheça o programa completo aqui.

 

5 | Brincar com um jogo tradicional japonês
O Fukuwarai é um jogo tradicional japonês cujo objetivo é juntar um conjunto de peças de forma a montar um rosto, mas sem olhar e seguindo as indicações dos outros jogadores. “É um jogo para sorrir”, diz o Museu do Oriente, que, a propósito do Dia Internacional do Brincar (28 de maio), partilhou na sua página de Facebook as peças e instruções necessárias para pôr miúdos e graúdos a jogar. E sendo as crianças peritas em brincadeiras, é também uma boa maneira de celebrar este 1 de junho. Basta descarregar as peças aqui, imprimir e seguir as orientações.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend