Dia do Vinho do Porto celebrado com visitas grátis e um concerto online

17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha.(Fotografia: André Rolo/Global Imagens)
No dia 10 de setembro, o Museu da 1.ª Demarcação, no interior do 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, vai oferecer a entrada e um cálice de vinho, e o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto tem uma programação online preparada até novembro.

No dia 10 de setembro, sexta, faz 265 anos que Marquês de Pombal criou a região demarcada do Douro Vinhateiro, a mais antiga do mundo. Em 2014, instituiu-se o Dia Internacional do Vinho do Porto, para relembrar o feito e promover o néctar natural e fortificado, tão apreciado por esse mundo fora.

O Museu da 1.ª Demarcação, no interior do 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha, em Gaia, reabre hoje e assinala a efeméride (que coincide com os 165 anos da Real Companhia Velha) na sexta, com entrada livre e a oferta de um cálice de vinho do porto (para maiores de 18 anos), entre as 12h30 e as 19h. Em querendo-se, o serão pode continuar no último piso, com um almoço ou um jantar na Enoteca.

Tal como vem sendo habitual, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. não deixa passar a data em branco e organiza a 8ª edição do Port Wine Day, que este ano é inteiramente digital, e dura até novembro. A iniciativa arranca a 10, com um jantar subordinado ao tema “Douro + Sustentável”, no Restaurante Six Senses, em Lamego. “No evento serão entregues distinções nas categorias de Enoturismo, Viticultura, Enologia e Revelação, que reconhecem projetos de excelência na preservação e promoção da vitalidade e sustentabilidade do território duriense”, partilha a organização. No mesmo dia, às 22h30, Miguel Araújo dá um concerto transmitido em direto nas redes sociais do IVDP.

A 10 de outubro, os chefs Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio) e Tânia Durão (Atrevo) apresentam, em direto nas redes sociais, criações para harmonizar com vinho do porto. Ainda nesse dia, será lançado o “PortWine Day SPOTIFY“, com a divulgação de uma playlist associada ao vinho do porto, onde cinco artistas/compositores portugueses escolhem uma música do seu repertório e uma música de um artista estrangeiro para harmonizar com um vinho do porto. Num vídeo a divulgar, o artista experimenta o vinho e explica as razões das escolhas.

De 10 a 12 de novembro chegam as provas comentadas online, nacionais e internacionais, nos dez países que mais comercializam vinho do porto, e nos países que integram os principais mercados mundiais.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend