Dez novidades nos livros: a vida além dos romances

Dez novidades nos livros: a vida além dos romances
(Pixabay)
Entre os novos livros que chegaram às livrarias neste verão, há títulos que convidam a deixar de lado o tradicional romance para ler na praia. Vale a pena encher a mala com estas obras de não ficção, de ensaios ou de ciência para o grande público, vários deles sobre a evolução humana. Para refletir, aprender e viajar como forma de descanso da mente.

“Homo Biologicus”
de Pier Vincenzo Piazza
Bertrand Editora

Ao fim de 50 mil anos de evolução, a natureza humana, e porque fazemos o que fazemos, permanece misteriosa. E a primeira questão que o autor deste livro aborda é precisamente o conceito da alma versus a matéria. Pier Vincenzo Piazza – médico psiquiatra, premiado investigador em neurociências – procura conduzir o público não especialista numa reflexão sobre como a biologia pode ajudar a explicar a nossa espécie intrigante.

320 páginas
PVP: 18,80 euros

 

 

“Encontros Imediatos com a Humanidade”
de Sang-Hee Lee (e Shin-Young Yoon)
Vogais

Sang-Hee Lee, de origem coreana, vive nos EUA, onde é paleoantropóloga, especializada em evolução. Este livro procura responder a perguntas dos alunos Uma ida ao cinema deu origem ao capítulo “Seremos canibais?” . Há outros títulos apelativos como “O gene da Branca de Neve” e “Bebés de cérebro grande e mães muito aflitas”, onde explica como o bipedismo custou mais dores de parto.

304 páginas
PVP: 19,99 euros

 

“O Cérebro Consciente”
de Joseph LeDoux
Temas e Debates

Este neurocientista de grande prestígio entre os seus pares – e cantor e compositor de folk rock – trata aqui de descrever como as características humanas mais vincadas (a capacidade de pensamento, a linguagem ou a cultura) remontam “à alvorada da vida”, como le mesmo diz. O advento dos neurónios, das emoções, da cognição e da consciência são narrados neste livro, denso, mas organizado em capítulos curtos.

456 páginas
PVP: 19,90 euros

 

“O Caso Mental Português”
de Fernando Pessoa
Assírio & Alvim

Este foi o título de um ensaio de 1932, no qual Fernando Pessoa analisa o provincianismo como característica-chave da mentalidade portuguesa. Neste livro, há poucos dias nas livrarias, esse texto reúne-se a outros, dois deles inéditos. No prefácio, os editores Fernando Cabral Martins e Richard Zenith, assinalam como a obra de Pessoa foi uma afirmação de cosmopolitimo – qualidade que ele dizia, apesar de tudo, estar na natureza do modo português de ser.

104 páginas
PVP: 14,40 euros

 

“Coração Rebelde”
de Arundhati Roy
Asa

Ela é a autora bem conhecida de livros como “O Deus das Pequenas Coisas” e “O Ministério da Felicidade Suprema”, que levaram tantos leitores a mergulhar na magia e na delicadeza, alegrias e mágoas da Índia. Arundhaty Roy é também ativista de muitas causas, com uma voz acutilante, e esta é a sua coletânea de ensaios em defesa da ecologia, da justiça e da liberdade ameaçadas pela globalização e poderes vários.

368 páginas
PVP: 17,50 euros

 

“Prazer em Conhecer-me”
de Bill Sullivan
Vogais

Professor de Farmacologia e Microbiologia, o norte-americano Bill Sullivan criou este livro bem humorado a partir da sua paixão pela “ciência popular” que já exprime no blog The Scope desde 2014). O que marca o nosso ADN e como ele nos faz ser como somos é a matéria da obra, que apaixona pela linguagem e pode surpreender pelo conteúdo: “Estou convencido de que quase tudo aquilo que pensamos saber sobre nós está errado”, diz Sullivan.

336 páginas
PVP: 21,98 euros

 

“Tudo o Que Não Vemos”
de Zyia Tong
Lua de Papel

Zyia Tong é uma conhecida jornalista de ciências do Canadá que demonstra neste livro como “muitas vezes não vemos aquilo que está diante do nosso nariz”. Fala dos “ângulos mortos” da nossa visão não só física, mas também cultural e social, para provar como a “bolha” em que vivemos oblitera a nossa compreensão, cria ilusões e nos torna mais ignorantes… apesar de nos sentirmos bem informados.

336 páginas
PVP: 17,90 euros

 

“O Cérebro Noturno”
de Guy Leschziner
Vogais

Teresa Paiva, a maior especialista portuguesa em medicina do sono, diz no prefácio deste livro, “escrito como se fosse um romance”, que ele permite “três viagens fantásticas”: pelas histórias reais dos doentes de Guy Leschziner, diretor do Sleep Disorders Center, de Londres; pela sua análise; ainda por aquilo que se sabe hoje sobre o sono. É um livro para especialistas e para curiosos, que certamente vai tocar no ponto fraco de muitos.

368 páginas
PVP: 21,98 euros

 

“O Salto Social”
de William Von Hippel
Vogais

Natural do Alasca (EUA), formado em Yale e no Michigan, William Von Hippel é agora professor de Psicologia na Universidade de Queensland, na Austrália. E é a partir de um passeio com o filho que ilustra o seu propósito: mais do que a anatomia, foram os comportamentos aquilo que mais mudou ao longo da evolução humana. Sem sabermos, exprimimos pelos nossos atos quotidianos necessidades de sobrevivência.

320 páginas
PVP: 21,98 euros

 

“Escrever – Memórias de um Ofício”
de Stephen King
Bertrand

Com mais de 50 livros publicados, entre eles obras com memoráveis adaptações ao cinema como “The Shinning”, o escritor norte-americano dispensa grandes apresentações. Faz 20 anos que começou a publicar “On Writing”, sobre o ofício de escrever, inicialmente em folhetins, enquanto convalescia de um grave acidente. Esta edição é para deliciar fãs e todos os que apreciam uma boa história (e como se chega até ela).

288 páginas
PVP: 16,60 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend