Das ruas para casa: 11 terras com festejos de Carnaval online

Este ano o Carnaval celebra-se nas ruas, mas também em casa. (Fotografia: DR)
Com o país em confinamento para combater a pandemia, os habituais desfiles e bailes de Carnaval foram todos cancelados (alguns já mesmo o ano passsado). Mas são muitas as autarquias que não querem deixar morrer a tradição, apostando em programações "online" capazes de entreter miúdos e graúdos. Conheça algumas delas e celebra a quadra em casa.

Arcos de Valdevez
Em Arcos de Valdevez, o município não quer deixar de assinalar o Carnaval, apesar do confinamento, e por isso vai apostar numa programação online e interativa. O programa, organizado pela câmara municipal e pela Associação de Festas Folia, “irá relembrar o entrudo arcuense desde o ano de 2003 até 2020”, lê-se num comunicado. O documentário “18 Anos de Carnaval de Arcos de Valdevez” será emitido na página daquela organização na terça-feira, 16, às 15h. Fica ainda o incentivo para que a população entusiasta partilhe as suas fotografias do Carnaval local, com a hashtag #18anoscarnavalavv, bem como utilize, nas fotografias de perfil das redes sociais, “a moldura sobre a presença dos 18 anos do Carnaval criada especificamente para o efeito”.


Guarda
Guarda celebra o Carnaval, este ano, de forma simbólica, uma vez que o Desfile e Julgamento do Galo, que anualmente atrai milhares de pessoas à cidade, não poderá sair à rua. A “festa” acontece online, na plataforma TMG360º e nas redes sociais do município, e inclui uma revisitação de “edições anteriores das Tabernas do Entrudo, do desfile das escolas, do teatro de revista ou da FunRun nas ruas da cidade”, mas há mais. Ao final da tarde de domingo, 14, será lançado o ‘Medley do Desfile e Julgamento do Galo’, onde se destacam as entrevistas dos encenadores José Rui Martins e Graeme Pulleyn. Segundo a autarquia, no vídeo também serão mostradas imagens dos bastidores da montagem dos carros alegóricos das freguesias e dos disfarces dos foliões que habitualmente dão colorido ao desfile.


Fundão
No Fundão decorre um concurso de disfarces de Carnaval, para que os residentes do concelho se mantenham em casa, em segurança. O concurso está dividido em duas categorias – individual e familiar – e consiste no envio de uma fotografia por mensagem privada na página de Facebook do município, ou para o e-mail [email protected], com uma breve descrição do disfarce, até à meia-noite da terça-feira de Carnaval, dia 16. Quem ganhar, em cada categoria, vence 50 euros em vales de desconto no comércio tradicional.


Oleiros (Castelo Branco)
O chamado Carnaval Desportivo, que habitualmente se realiza no ginásio municipal de Oleiros, foi adaptado à realidade da pandemia e terá lugar, este ano, online, anunciou a Câmara de Oleiros. O ginásio municipal vai receber, na próxima terça-feira, um conjunto de aulas de ginástica sénior, dance kids (para crianças até aos seis anos), cross training e ginástica localizada, transmitidas numa plataforma de streaming, em direto. As sessões estão programadas para decorrer de hora a hora, entre as 09h e as 19h, na terça-feira, dia 16 de fevereiro.


Ovar
Em Ovar, o Carnaval começou virtualmente no dia 30 de janeiro e só terminará na terça-feira, 16, a avaliar pelo programa especial criado este ano pelo município. Em destaque estão as transmissões de música em direto nas redes sociais do Carnaval de Ovar, com os DJs que costumam atuar no Carnaval – sexta-feira, 12, é a vez do DJ Mark Villard; dia 13 do DJ RR Project; dia 14 do DJ Rui Marquez; e na noite de dia 15 o DJ Johnny Light. A terça-feira de Carnaval encerra com os DJ’s Ao Jeito Delas. Para que as pessoas se mantenham em casa, respeitando o confinamento, é ainda lançado o desafio de partilharem vídeos e imagens do seu Carnaval caseiro, utilizando a hashtag #ovarcanaval2021emcasa. Quem quiser ainda pintar uma máscara em casa pode enviar um email para [email protected], indicando o nome, morada e número de telemóvel.


(Fotografia: DR)

Estarreja
A transmissão do Desfile Noturno Escolas de Samba 2020, esta sexta-feira, 12, às 21h30, marca o arranque da programação online do Carnaval de Estarreja, um dos mais conhecidos do país. Domingo, às 15h, há a transmissão da primeira parte do Grande Corso 2020, sendo que a segunda parte passará à mesma hora, na terça-feira de Carnaval. Segunda-feira, o DJ Camões promete animar as casas de quem estiver ligado nesta programação online. As emissões e mais informações encontram-se nas páginas de Facebook e Instagram do Carnaval de Estarreja. O lema na cidade é ficar em casa, pelo que o município também levará essa mensagem às ruas, com alguns apontamentos decorativos.


Torres Vedras
Torres Vedras, a cidade que proclama realizar todos os anos “o Carnaval mais português de Portugal” e que atrai milhares de pessoas, cancelou todos os festejos por causa da pandemia, mas nem por isso a população deixará de celebrar a quadra, que aguarda de um ano para o outro. O projeto Carnaval em Casa, criado por um grupo de torreenses, promete “recriar os principais momentos do carnaval de Torres”, segundo contou à TSF, com um programa online de várias iniciativas. Haverá, por exemplo, “um concurso para as crianças poderem mascarar-se em casa com os pais e verem os seus colegas mascarados”; e um concurso de matrafonas na segunda-feira à noite através da plataforma de videochamadas Zoom. O mesmo grupo anuncia que até ao Enterro do Carnaval, na quarta-feira, deverá haver transmissões em direto no Zoom, Facebook, Instagram e YouTube do “Carnaval em Casa”, “com os DJs que habitualmente tocam nos vários palcos do carnaval de Torres”.


Sesimbra
Este ano vai ser um fevereiro mais triste na vila de Sesimbra, cujos festejos de Carnaval costumam atrair milhares de visitantes. Segundo declarações do presidente da autarquia à agência Lusa, a data será assinalada apenas com “iniciativas online e de streaming (transmissão em direto) das escolas e grupos de samba”.


Setúbal
Setúbal, que também tem alguma tradição carnavalesca (até durante o verão, com desfiles noturnos) prepara-se para assinalar o Carnaval com a transmissão de um espetáculo online, na página de Facebook do município, a cargo do Ateliê de Ópera de Setúbal, que é uma das três estruturas da Associação Setúbal Voz. Trata-se do espetáculo “Amor, Ópera e Carnaval”, cujo título é um bom convite a celebrar tanto o Dia dos Namorados, como o Dia do Entrudo, ao som de árias de ópera. Domingo, 14, é emitida a primeira parte, e terça-feira, 16, a segunda, sempre às 17h. A conceção e direção artística é do maestro Jorge Salgueiro. O vídeo foi gravado no Moinho de Maré da Mourisca, em pleno estuário do Sado, e mostra bonitas imagens aéreas e performances feitas pelos coralistas.


Albufeira e Olhos de Água
Do Algarve para qualquer parte do mundo com acesso à Internet, o Carnaval de Albufeira e Olhos de Água promete ter “surpresas”, ainda que à distância e por meio digital. O que se sabe é que a junta de freguesia vai emitir um concerto com os músicos Nuno Balbino e Válter, no Facebook, sábado, 13, das 21h às 23h.


Loulé
A cidade algarvia não verá este ano desfilar os carros alegóricos nem as dezenas de foliões, por causa da pandemia, mas é convidada a festejar em casa e em segurança o Carnaval. Além de uma exposição de fotografias retrospetivas das mais de 100 edições de anos anteriores, disponibilizada online, haverá uma banda a tocar música de Carnaval na segunda-feira, 15, à noite, para que a dança seja em casa. Já em algumas ruas da cidade estarão expostos bonecos de carnavais anteriores – como por exemplo de Marcelo Rebelo de Sousa ou Angela Merkel -, bem como um carro alegórico, na Avenida José da Costa Mealha, por onde costuma passar o corso.

 

(Este artigo foi publicado originalmente a 12 de fevereiro de 2021)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend