Da fábula nasceu a queijaria Maître Renard, com mais de 100 referências

A Maître Renard abriu a primeira loja em Campo de Ourique e, mais recentemente, no Mercado da Vila em Cascais. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)
Ulysse e Léonie são o casal à frente da loja de queijos Maître Renard, aberta há quase seis anos no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa. A loja vende entre 80 e 120 referências.

Quando o poeta francês Jean de La Fontaine escreveu “Le Corbeu et le Renard” – a fábula de um corvo que sobe a uma árvore com um pedaço de queijo no bico e é elogiado por uma raposa astuta, para que cante e deixe cair o petisco à boca dela -, estava longe de imaginar que serviria de mote para que Ulysse Jasinsky e Leónie Benoist abrissem uma queijaria francesa, no bairro de Campo de Ourique. Volvidos quase seis anos, a fromagerie mantém-se uma referência no assunto

“Estávamos cá a estudar comércio internacional, apaixonamo-nos por Lisboa e pelo país e decidimos ficar. O nosso objetivo é fornecer o melhor produto possível e por isso trabalhamos unicamente com queijos artesanais de pequenos produtores”, diz Léonie à “Evasões” na pequena loja da Rua Ferreira Borges. São queijos vinhos de França, Itália e Suíça os que preenchem as prateleiras e que, dependendo da época do ano, balizam a oferta da Maître Renard entre as 80 e 120 referências diferentes.

(Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

Na fotografia: Ulysse Jasinsky, um dos fundadores da marca. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

Nos queijos de cabra há valençay e chabichou; com leite de ovelha, o muito famoso roquefort; e o comté, na família dos queijos de pasta dura, é um dos mais cobiçados por ser considerado um dos melhores queijos do mundo. “O início da primavera é a época dos queijos de cabra e dos croûte fleurie, como o camembert. No verão, há queijos melhores, caso dos de pasta dura, como os raclete”, explica Léonie. O casal também afina alguns outros queijos, adicionando-lhes frutos secos e especiarias.

Vendidos ao peso ou à unidade, os queijos não são, porém, a única oferta da Maître Renard, já que a loja vende também delicatessen franceses como compotas, tostas, charcutaria, vinhos naturais, patés e foie gras, com que se pode rechear a despensa ou a mesa de um convívio entre amigos. “Os nossos clientes procuram bons queijos franceses e voltam porque temos uma oferta de qualidade”, sublinha Leónie. Desde há pouco tempo, a marca está também presente no Mercado da Vila, em Cascais.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Ferreira Borges, 30 (Campo de Ourique), Lisboa
Telefone
967482689
Horário
Terça, das 10h30 às 14h e das 15h às 19h. Quarta a sábado, das 10h30 às 19h. Domingo, das 10h30 às 15h.


GPS
Latitude : 38.7163704
Longitude : -9.163865399999963




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend