Curia: termas, Art Déco e um lago enorme

O lago do Parque da Curia. (Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)
As águas minerais puseram a vila no mapa, tornando-se estância termal de referência para tratamentos e bem-estar, mas também para diversão e lazer, durante décadas. Hoje, sem as enchentes de outros tempos, descansa-se entre a natureza e a elegância dos anos 20.

Inseridas num parque vedado de 14 hectares, as Termas da Curia gozam de uma envolvente serena, que ajuda a complementar os tratamentos ali realizados. Atualmente, apenas aberto aos hóspedes do Hotel das Termas e aos termalistas, o Parque da Curia apresenta um enorme lago artificial, onde as famílias podem andar de gaivota, percorrer o seu contorno e atravessar as pontes que o cruzam.
É esta tranquilidade que envolve as Termas da Curia, muito procuradas por quem sofre de problemas de rins, para tratamentos como banhos de imersão, hidromassagem e duches. E para atestar o sucesso destas água sulfatada, cálcica e magnésica, há uma vitrina no edifício de estilo Art Déco, onde está a Buvette, onde se observam diversos cálculos supostamente expelidos por clientes.
Quem vem para descansar, ali encontra massagens de relaxamento, tonificação muscular e geotermal. Ideal para casais é a massagem de relaxamento a dois, prolongando-se por 45 minutos. No fim, é possível dar umas braçadas na piscina de água termal.

ILHAS
No Parque da Curia há mais de 40 espécies arbóreas de todo o mundo, e o lago é pontuado por três ilhas não visitáveis. Uma delas é conhecia como “ilha dos patos”.

FICAR

HOTEL TERMAS DA CURIA
A escassos metros do edifício das termas, também integrado no Parque da Curia, o hotel é uma das primeiras escolhas para quem pretende passar algum tempo a usufruir de terapias ou tratamentos de relaxamento, com toda a segurança, garantida pelo selo Clean & Safe. É a pensar nestes clientes que são apresentadas diversas ofertas especiais, como os programas Aqua Curiva, Just Wellness, Saúde 7 Dias ou Curia Experience. Este último, de três dias e duas noites, inclui, além do alojamento, circuito termal, welcome drink e duas refeições, para duas pessoas. O alojamento remonta ao início do século XX e desenvolveu-se a partir de várias ampliações da antiga Pensão Oceano. Hoje conta com 104 quartos, nas tipologias standard, júnior suíte ou suíte, o restaurante D. Carlos, uma piscina rodeada de arvoredo e um bar de apoio, onde se pedem saladas e tostas.

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

CURIA PALACE HOTEL SPA & GOLF
Atravessar os jardins e entrar no Palace Hotel da Curia é uma viagem no tempo, que nos faz recuar até à elegância dos anos 20. Uma “viagem” possível graças ao ótimo estado de conservação do edifício e à presença de mobiliário original, um pouco por todo o hotel, caso das cadeiras e mesas, candeeiros e candelabros, murais e o elevador, de 1926. Em madeira e vidro biselado, com as proteções em ferro forjado, desenhadas por Norte Júnior, é uma verdadeira relíquia. O hotel reabriu em agosto, com o selo Clean & Safe, apenas com 50 quartos – metade da capacidade -, e os pequenos-almoços a serem servidos no restaurante Belle Époque. O spa está temporariamente encerrado, mas quem vem tem mergulhos à espera na piscina de Arte Nova, construída a fazer lembrar um transatlântico, e partidas de ténis. Os mais pequenos podem correr pelos 12 hectares da quinta, brincar no parque infantil e visitar a quinta pedagógica, com póneis, cabras-anãs e gamos, pomares, hortas e vinhedo.

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend