Crianças: há muito para aprender entre quatro paredes

Fazer um "ilusómetro" em casa, com papel, é uma das proposta da plataforma The Inventors Digital. Fotografia: DR
Um centro de ciência com uma linha telefónica para miúdos aborrecidos; uma rádio online que dá mais do que música; uma plataforma com experiências para fazer em família… Há muito para explorar, mesmo dentro de portas.

Música

1. Academia de Música de Coimbra

A Academia de Música de Coimbra costumava levar a infantários o programa “Maestros de Palmo e Meio”, cujas canções originais podem ser ouvidas no Spotify. Agora, o que acontecia nas salas de aula está acessível a todas as crianças, graças à série “Maestros em Casa”. Os episódios vão sendo lançados, à quarta-feira, no Facebook.

É uma forma de entreter e dar algum conforto nesta época de incerteza, conta Pedro Ferreira, diretor da Academia e músico dos Anaquim. “Temos objetivos – trabalhamos ritmo, melodia, etc. -, mas não é tempo de estarmos obcecados com isso”, defende. Há ainda o evento “Semana Musical em Casa”, que convida crianças que estejam a aprender um instrumento a partilhar vídeos.

O programa Maestros de Palmo e Meio deu origem à série Maestros em Casa.
Imagem: DR

2. Rádio Zig Zag

A Rádio Zig Zag, da RTP, é uma rádio online, para crianças dos 5 aos 9 anos, com conteúdo pedagógico diverso. Só na esfera musical, há várias rubricas: Pequenas Histórias de Grandes Músicos, Dá-me Música, Até Jazz…

 

3. Cultura com C de Casa

A página do Facebook Visit Leiria transmite concertos e outras performances ao vivo, de segunda a sexta, às 11h, para o público infantil – é a iniciativa “Cultura com C de Casa”.

 

Ciência

Exploratório

O Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra criou uma linha telefónica gratuita para miúdos cansados de estar em casa – chama-se “Quaren…quê? Estou chateado!” (800210093). Diariamente, das 10h às 18h, há uma equipa pronta a ouvir, tirar dúvidas e sugerir experiências dentro de portas. Algumas ideias são ir à janela observar nuvens, procurar e identificar pássaros ou retomar coleções suspensas.

O objetivo é que a criança veja a casa com outros olhos e se afaste dos ecrãs e das questões escolares, explica o diretor do Exploratório, Paulo Trincão. Paralelamente, decorre a atividade “Juntos em casa… Fazer o quê?”, que propõe projetos a concretizar em família. Essas e outras informações estão na página do Facebook do centro, que encerrou portas por tempo indeterminado, mas continua a apostar em iniciativas não presenciais.

Todos os dias há uma equipa pronta a tirar as dúvidas dos mais novos ou, simplesmente, para os ouvir.
Fotografia: DR

Engenharia, artes, criatividade

The Inventors Digital

O laboratório de atividades educativas The Inventors procura desenvolver nas crianças competências como o pensamento crítico ou a adaptabilidade. E acaba de criar a plataforma online gratuita The Inventors Digital, com experiências para realizar em casa, no âmbito da engenharia, das artes e da criatividade. O desafio pode ser construir uma torre de esparguete ou um pequeno dragão em 3D, em papel, que parece estar sempre a olhar-nos – é o ilusómetro.

The Inventors Digital é uma nova plataforma gratuita, com experiências para fazer em família.
Fotografia: DR

Jogo Stop Contágio

Aprender sobre vírus, o novo coronavírus e as formas de nos protegermos, em família, é o intuito deste jogo online, desenvolvido pela editora de materiais didáticos Ideias com História.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend