Congresso dos Cozinheiros de volta para refletir sobre saúde mental e pandemia

Congresso dos Cozinheiros de volta para refletir sobre saúde mental e pandemia
Henrique Sá Pessoa. (Fotografia: DR)
A celebrar 15 anos, o Congresso dos Cozinheiros volta de 10 a 12 de novembro com mais de 50 oradores, entre estes chefs de renome, para falar sobre saúde mental e o efeito da pandemia na restauração. Evento será emitido online.

Numa altura em que assinala uma década e meia, o Congresso dos Cozinheiros regressa com uma nova edição de três dias focada em dois dos assuntos que mais marcaram a atualidade este ano. Sob o tema #nósaspessoas, a saúde mental e a pandemia servem de mote à iniciativa que decorre de 10 a 12 de novembro, entre as 09h30 e as 19h no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras (nomeada Capital Europeia da Cultura Gastronómica 2020-2021), e no mundo online, em congressodoscozinheiros.pt.

“O impacto atual da pandemia”, “Desafios de trabalho” e “O desenvolvimento futuro da profissão” foram os três debates que preencheram a apresentação do evento, e que concentram os assuntos da próxima edição, refletindo sobre desafios e problemas provocados pela COVID-19 na restauração e a forma como a crise sanitária veio influenciar condições laborais e a saúde mental nas cozinhas portuguesas.

Ao todo, o congresso anual contará com mais de 50 oradores nacionais e internacionais, casos de chefs de renome da nossa praça como Nuno Mendes, Henrique Sá Pessoa, João Rodrigues, José Júlio Vintém, Vítor Adão, João Sá e António Bóia, por exemplo. A estes juntam-se figuras como Rui Sanches, da Plateform, Carlos Coelho, da Ivity Brand Group e Olga Cavaleiro, da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, entre outros. A chef brasileira Bel Coelho, o norte-americano Matt Orlando e o historiador e entusiasta gastronómico João Ferraz são alguns dos convidados internacionais.

No campo da saúde mental, alguns dos destaques vão para a exibição de uma série documental sobre esta temática, com o testemunho de pessoas ligadas ao setor, de uma parceria com a Oficina de Psicologia, que disponibilizará vídeos, workshops e técnicas como ferramentas, além de sessões de terapia gratuitas e anónimas para profissionais da área.

Este ano, a presença no local será restrita a convidados, parceiros e oradores, mas todo o evento será transmitido de forma gratuita online, no canal de YouTube do Congresso dos Cozinheiros. Saiba mais aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend