Comprar e comer em 5 mercados no Porto e em Lisboa

Mercado de Matosinhos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
Quando os dias esfriam e a chuva teima em não dar tréguas, apetece estar em espaços abrigados, confortáveis e que disponham de vários serviços - do lazer à gastronomia, do comércio às artes. Sugerem-se aqui sítios multifacetados onde se podem passar várias horas sem ceder ao tédio.

Mercado de Campo de Ourique, Lisboa

(Paulo Spranger/Global Imagens)

Renovado há quase seis anos, o Mercado de Campo de Ourique, fundado em 1934, voltou a ser um espaço de comércio tradicional de referência no bairro e na cidade, assim como um espaço de restauração mais contemporâneo. De manhã compra-se peixe, carne e fruta, vai-se à florista, ao talho ou deixa-se uma peça de roupa a apertar na costureira. À hora de almoço ou a qualquer outra do dia, o convite é a ficar na zona do «food court», com mesas altas, para conhecer a oferta das quase duas dezenas de restaurantes que ali funcionam, com comida para todos os gostos e carteiras.

Rua Coelho da Rocha, 104, Lisboa
Das 10h às 23h; sexta e sábado, até à 1h. Não encerra.

Mercado de Algés, Lisboa

(Diana Quintela/Global Imagens)

Este mercado foi fundado em 1950 e continua a ser “um dos mais carismáticos do país”. Junta as tradicionais bancas de fruta, peixe, carne e legumes, aves, charcutaria e queijos, um talho e uma florista. E tem também uma ampla zona de restauração coberta e com esplanadas ao ar livre, com 500 lugares. Ao todo, funcionam ali mais de uma dezena de restaurantes e três bares com bebidas e cocktails para acompanhar as refeições.

Rua Dr. Manuel de Arriaga S/N, Algés
Web: mercadodealges.pt
Das 10h às 24h. Não encerra.

Mercado de Matosinhos, Matosinhos

(Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Já lá vão 67 anos desde a inauguração do Mercado de Matosinhos, e apesar de algumas coisas terem mudado, ainda aqui se chega para comprar peixe fresco, legumes, fruta e carne. Tanto no rés do chão como no primeiro piso há uma profusão de pregões, cheiros e cores que convivem ao lado de negócios mais recentes como restaurantes de comida portuguesa ou de sushi e uma padaria onde o pão fermenta lentamente. Do lado de fora, também tem que ver. Além de um restaurante e alguns cafés, encontra-se a livraria Manifesto e a loja de bicicletas e muito mais Velo Culture.

Rua França Júnior, Matosinhos
Web: facebook.com/MercadoMunicipaldeMatosinhos
Das 6h30 às 18h; sábado das 06h às 16h30; segunda das 7h às 14h. Encerra ao domingo.

Tasty District, Porto

(Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Abriu em 2017, junto à Praça da Batalha, para juntar num só espaço comida de várias partes do Mundo, aliando a isso uma programação cultural, principalmente musical, e noites de quiz. Neste polo gastronómico há propostas tradicionais portuguesas, como o Xau Laura, com sandes de pernil, alheiras e bifes, o italiano Osteria Porto, onde se pode comer risottos, massas e pizas ou o Francesinha Du Carago, dedicado, precisamente, à especialidade portuense. A programação até ao final de novembro conta com Bruno Pato (dia 15, às 22h), com a fadista com Ana Pinhal (17, às 19h), a banda Flor Batom (23, 22h) e Motion Picture (29, às 22h). A entrada é grátis.

Rua Augusto Rosa, 57, Porto (Batalha)
Web: my-district.com
Das 12h às 24h. Não encerra.

Mercado do Bom Sucesso, Porto

(Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Francesinhas, comida italiana, sandes de leitão, rissóis, bowls, doçaria conventual, bolos e açaí fazem parte da grande oferta gastronómica do Mercado do Bom Sucesso, que acolhe também algumas lojas. O mercado apresenta uma agenda cultural bem preenchida, com concertos e oficinas gratuitas a acontecerem todos os fins de semana. Dia 16 atua o duo aveirense Siricaia e sábado seguinte, dia 23, há clube do choro ao vivo. Ambos às 22h.

Praça do Bom Sucesso, 132
Web: facebook.com/mercadobomsucesso
Das 22h às 23h; sexta e sábado, até às 00h. Não encerra.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend