Marvão promove azeite (e revela curiosidades) nas redes sociais

A quinzena gastronómica digital acerca do azeite de Marvão termina domingo. (Fotografia: DR).
A quinzena gastronómica Comidas d’Azeite passou para o meio digital por força da pandemia, mas continua a divulgar um dos ex-líbris gastronómicos do concelho - o azeite -, através de videoconferências e vídeos com produtores locais.

Vídeos com entrevistas a produtores locais, de azeite a derivados, como sabonetes e bolos; publicações com várias curiosidades sobre o azeite e uma videoconferência com produtores oleícolas é o que ainda há para aproveitar da edição deste ano do Comidas d’Azeite, uma quinzena gastronómica organizada anualmente, nos restaurantes e com uma feira, pelo município alentejano do Marvão.

A pandemia forçou a migração do evento para o ambiente online, mas nem por isso lhe mudou o objetivo de “destacar a importância do olival e do azeite na economia da região, e dar a conhecer os produtos que podem ser desenvolvidos à base de azeite, além da vasta gastronomia”, lê-se em comunicado. Só para se ter uma ideia, o Alentejo foi responsável por 88% da produção nacional de azeite em 2019.

Além da publicação de conteúdos relacionados com este “ouro líquido” – acerca dos tipos de azeite e de pormenores como a acidez, entre outros -, a programação tem ponto alto na videoconferência “Conversas d’Azeite”, a ser transmitida este sábado, 27 de fevereiro, a partir das 10h na página de Facebook do Município de Marvão. Vão estar presentes produtores oleícolas, com moderação de Graça Carvalho, docente na Escola Superior Agrária de Elvas, e haverá uma prova de azeites.

O concelho de Marvão está incluído na área de produção dos Azeites do Norte Alentejano DOP (Denominação de Origem Protegida), o que tem contribuído para afirmar a região como produtora oleícola de excelência. “A qualidade da azeitona galega, nascida nas oliveiras da imponente Serra de São Mamede, é outro dos fatores fundamentais para posicionar Marvão no pódio da produção de azeite a nível nacional”, termina o comunicado.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend