Comida e animação nos 300 Anos do Capão de Freamunde

Capão. (Fotografia: Daniel Rodrigues/GI)
De 13 a 15 de setembro, a freguesia de Freamunde celebra o seu símbolo gastronómico com uma festa repleta de música, dança, teatro e animação de rua.

Comemora-se este ano três séculos desde que a criação do capão foi instituída oficialmente por uma provisão d’El-Rei D. João V. E para celebrar este ícone gastronómico de Freamunde, a freguesia organizou a festa 300 Anos Capão de Freamunde, que se desenrola pelos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Centro Urbano de Freamunde, com entrada livre.

Esta tradição de criação do capão passou de geração em geração graças à «romanização de todo o território do Noroeste Peninsular e com a criação dos pequenos aglomerados populacionais sobre a jurisdição Romana», pode ler-se na nota informativa sobre a festa.

Quanto à razão que levou a capar-se o primeiro galo, «consta-se que o Cônsul Romano Caio Cânio, cansado da perda do sono por causa do cantar dos galos, conseguiu fazer aprovar uma lei impeditiva da existência destas aves na cidade de Roma. Sem contrariar a lei, houve logo quem se lembrasse de uma forma de continuar a usufruir da carne dos galos, capando-os».

Uma viagem cronológica pela História, com a recriação de tradições, é a sugestão da festa 300 Anos Capão de Freamunde, recheada de gastronomia, dança, música, teatro, animação de rua, demonstração de ofícios e feira de animais.

Comum aos três dias é a presença de duas praças de alimentação. Uma vai servir comida tradicional com foco no capão, confecionada por associações locais, como o tradicional prato de Capão à Freamunde recheado com batata assada, arroz de capão e sandes de capão. A segunda zona de alimentação vai privilegiar a comida de rua, com elementos que remetem para o que se fazia antigamente como, por exemplo, crepes em forno a lenha e uma barraquinha de sangrias tradicionais.

Paralelamente, cinco restaurantes associaram-se à festa e vão servir o tradicional prato de capão à Freamunde, à dose. São eles o Al’ capão restaurante, Restaurante Lareu’s, Restaurante Parrilhada, Casa São Francisco e Restaurante A Presa.

A festa arranca dia 13 de setembro, sexta, pelas 20h30 com um concerto do Grupo de Cavaquinhos Modelo 50, segue-se a leitura do foral dos 300 anos da Feira do Capão, bem como atuações de teatro e momentos musicais. Nos dias seguintes destaca-se o desfile de ranchos folclóricos do concelho de Paços de Ferreira (dia 14, às 21h); a chulada da Ponte Velha, um baile à moda antiga com ranchos folclóricos (dia 14, às 21h30); o teatro de marionetas de manipulação direta e de sombras Alforria – A vida numa carroça por Boca de Cão (dia 14, às 22h45) e o espetáculo circense Circ’ao’Léu por Kopinxas.

Leia também:

Aidé: há que deter o passo neste restaurante de Paços
8 vinho portugueses para acompanharem pratos de carne
Setembro na cidade: o que visitar, provar e fazer no Porto, Gaia, Matosinhos




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend