Coimbra: praia do Rebolim vai ter mais infraestruturas e vigilância

A zona balnear do Rebolim está a ser reabilitada Fotografia: DR
A plantação de árvores é a medida mais recente de melhoramento do espaço de lazer fluvial do Rebolim, na zona da Portela, em Coimbra. Em breve, o lugar, que já é muito frequentado, vai ganhar instalações sanitárias, estacionamento ordenado e vigilância.

A Câmara Municipal de Coimbra começou a requalificar aquela zona balnear no ano passado. Quem se dirige ao Rebolim já encontra mesas de piquenique, e há várias operações a decorrer para tornar o local mais aprazível e seguro – em breve, vai ter vigilância e instalações sanitárias, por exemplo.

Neste momento, a autarquia está a plantar cerca de 300 árvores naquele acesso ao Mondego, como previsto no Plano de Arborização para 2019/20. Os novos amieiros, freixos, carvalhos, salgueiros, bétulas e plátanos deverão contribuir para o ordenamento do espaço destinado a estacionamento, além de fornecerem sombra numa área de aproximadamente um hectare. Segue-se a plantação de mais exemplares daquelas espécies numa extensão de 2,5 quilómetros, acompanhando o rio.

O investimento no Rebolim começou com a limpeza de vegetação, lixeiras e outros detritos sobrantes da antiga extração de areias. O passo seguinte foi melhorar os acessos, as infraestruturas elétricas, de telecomunicações e a rede de abastecimento de água, e criar um espaço para estacionamento. Para tal, a Câmara aplicou cerca de 80 mil euros na compra de um terreno com perto de 15.000 metros quadrados, contíguo à zona que está a ser reabilitada – sendo que as cheias do fim do ano passado obrigaram a novas intervenções.

Trabalhos em curso no Rebolim.
Fotografia: DR

No futuro, o Rebolim vai ser servido também por um troço ciclável, ligado à ciclovia de Coimbra – um investimento que ascende a mais de 2,2 milhões de euros, num troço destinado a ligar Coimbra B à Portela.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend