Coimbra: Portugal dos Pequenitos reabre com entradas gratuitas

O Portugal dos Pequenitos. Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens
O Dia Mundial da Criança, que se celebra nesta segunda-feira, marca a reabertura do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. A entrada é gratuita para crianças até aos 13 anos. A Câmara Municipal também tem atividades online para os mais novos, em parceria com entidades culturais da cidade.

O parque lúdico-pedagógico, que celebra 80 anos, acaba de reabrir ao público, com uma série de medidas de prevenção, face à pandemia. Este regresso é assinalado com uma oferta: até ao fim do mês, “todas as crianças entre os 3 e os 13 anos podem brincar em segurança e gratuitamente no parque ao ar livre do Portugal dos Pequenitos”, lê-se na sua página do Facebook.

Fotografia: Fernando Fontes / Global Imagens

Os visitantes têm de usar máscara ou viseira, respeitar o distanciamento social de dois metros, bem como o circuito de visita e evitar áreas com maior número de pessoas (nos espaços interiores podem estar grupos de cinco elementos, no máximo), entre outras medidas em conformidade com as normas da Direção-Geral da Saúde.

Fotografia: Fernando Fontes / Global Imagens

Este que é o parque temático mais antigo do país foi inaugurado em 8 de junho de 1940, pela mão do professor Bissaya Barreto (patrono da Fundação Bissaya Barreto, que o detém), com projeto do arquiteto Cassiano Branco. Lá dentro, encontram-se miniaturas de monumentos e casas regionais – algumas mais recentes, como a casa do xisto -, entre outras atrações, dirigidas sobretudo aos mais novos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Oferta de menu infantil num restaurante vizinho

A propósito do Dia da Criança, o Cordel, mesmo ao lado do Portugal dos Pequenitos, oferece o menu infantil aos clientes, por cada 20 euros de consumo no restaurante ou em takeaway. Outro motivo para visitar a casa do chef Paulo Queirós e da mulher, Eduarda Antunes, é que acaba de abrir uma mercearia, no piso inferior, com produtos das regiões de Coimbra e Trás-os-Montes.

O Cordel agora tem mercearia.
Fotografia: Pedro Correia/GI

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Teatro, música e outras atividades online

A Câmara Municipal de Coimbra, por seu lado, assinala Dia da Criança com uma série de iniciativas online para os mais novos, a decorrer através das redes sociais do município, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho, a companhia O Teatrão e a Orquestra Clássica do Centro.

Uma das atividades, levada a cabo pel’ O Teatrão, está associada ao espetáculo teatral “Manuel ou como se constrói uma casa”, produzido em 2017, com base no livro (quase homónimo) de Manuel António Pina. Parte da peça é adaptada para vídeo, para que os alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico possam assistir online.

Já a Orquestra Clássica do Centro propõe o desafio “Beethoven”, em jeito de homenagem Ludwig van Beethoven, no ano em que se comemoram os 250 anos do seu nascimento. Os trabalhos, que vão ser expostos, mais tarde, no Pavilhão Centro de Portugal, no Parque Verde do Mondego, envolvem desenhos, textos, gravações de vídeo ou fotografias sobre a vida daquele compositor.

A autarquia também procede, nesta segunda-feira, à distribuição de material didático pelos jardins-de-infância da rede pública, em parceria com o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend