Coimbra: esta queijaria faz entregas ao domicílio

A Queijaria de Coimbra está a funcionar em regime de takeaway e com entrega em casa, às terças e sextas. Na imagem, tábua de 3 queijos, com granola, maçã, uvas e doces. Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens
A Queijaria de Coimbra é mais do que uma loja: é um bar de aspeto vintage, onde os queijos são servidos em tábuas, ao gosto do cliente, e até entram em cocktails. Por estes dias, funciona apenas em regime de takeaway, com entrega de queijos ao domicílio, às terças e sextas.

Dois amigos de longa data decidiram apostar num negócio que combinasse as suas experiências em hotelaria e restauração, ao longo de mais de uma década, dentro e fora do país. Telmo Almeida trabalhou em hotéis de cinco estrelas, sobretudo na vertente de bar; e Luís Martins passou por vários restaurantes com estrela Michelin, em Londres, antes de abrir o Notes Bar & Kitchen na Baixa de Coimbra – a mesma zona onde, há uns meses, instalaram a sua queijaria.

A queijaria tem uma seleção de queijos para venda online e mais referências na loja física.
Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

A Queijaria de Coimbra, nascida no verão passado, é um misto de loja e bar, oferta que não existia na cidade. Fechou portas temporariamente, devido à pandemia, mas continua a funcionar em regime de takeaway, às terças e sextas, das 18h às 19h. Também disponibiliza vouchers de oferta e tem uma loja online, em parceria com o restaurante Notes Bar & Kitchen. Os queijos são entregues ao domicílio, em Coimbra, às terças e sextas, das 15h às 17h. Encomendas de valor inferior a 25 euros sofrem um acréscimo de 5 euros, correspondente à taxa de entrega.

Luís Martins e Telmo Almeida são os responsáveis pelo negócio.
Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

A carta de queijos é dinâmica: vão chegando novidades, e alguns produtos são sazonais. Atualmente, há mais de 30 variedades de queijo – de Portugal e outros países, como França, Holanda ou Reino Unido – guardadas em frigoríficos. Para Telmo e Luís, o que se perde em visibilidade, com essa opção, ganha-se em conforto, pois, de outra forma, o ambiente ficaria demasiado frio.

É que, normalmente, vai-se à Queijaria de Coimbra para fazer compras a peso, mas também para saborear tábuas de três, seis ou oito queijos, escolhidos ao gosto do cliente, que pode combiná-los com enchidos, vinhos e outras bebidas. Um dos objetivos, aliás, é mostrar que os queijos também casam bem com cocktails.

O menu tem 12 cocktails de autor, e dois deles levam mesmo queijo. O Pisco al Formaggio, uma versão do clássico peruano Pisco Sour, contém Parmeggiano ralado; e o Tiramissu, que recria a sobremesa homónima em estado líquido, inclui Mascarpone.

Aquele espaço, de ar vintage, ocupa dois pisos de um edifício do século XIX, na Baixa de Coimbra. No andar superior mantêm-se os revestimentos e madeiras originais, e até há um cofre no chão, resquício do tempo em que foi casa de penhoras. Certo é que agora lida-se ali com outro tipo de valores, todos para apreciar à mesa – em casa e, logo que possível, na própria queijaria.

Neste espaço de ares vintage funcionou, em tempos, uma casa de penhoras.
Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

O best-seller

O Pecorino Moliterno Al Tartufo, um queijo de ovelha curado, com trufa, vindo de Itália, é o que tem mais saída. Mesmo sendo o produto mais caro da lista.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend