Coimbra: esta loja-oficina é para amantes do papel

A Chronospaper, na Baixa de Coimbra, é um paraíso para quem procura cadernos e álbuns especiais, de inspiração medieval ou com ar mais moderno. E ainda faz restauro de livros e encadernação.

É uma loja oficinal para amantes do papel, o qual está longe de ter fim, garante Maria Ferreira, a encadernadora profissional por trás da Chronospaper, um projeto que divide com o marido, Carlos. Essa convicção de que o tempo do papel não vai passar reflete-se no nome da marca e no logótipo, que integra o símbolo do infinito.

Em junho, o casal deixou a Praça do Comércio e foi para a Rua Adelino Veiga, também na Baixa. É lá que trabalha agora, entre livros, ferramentas e uma televisão com a mensagem read instead (lê em vez disto). Os produtos à venda são, essencialmente, da Chronospaper, que recorre a técnicas de encadernação tradicional, não se limitando a olhar para trás.

Maria e Carlos procuram, «com ideias antigas, fazer coisas diferentes, para hoje». Há cadernos de vários materiais e feitios. Uns são inspirados na encadernação medieval, têm capa de pele de carneira e papel artesanal, feito com fibras de calças de ganga; outros, de ar mais contemporâneo, apresentam motivos ligados à moda e um elástico com botão, a lembrar uma liga de senhora.

Álbuns, livros de honra, postais, artigos de papelaria, moinhos de vento e flores de papel, brincos e colares completam a oferta, que também inclui alguns artigos de outros autores e marcas.

Para lá do balcão fica a oficina, onde decorrem os trabalhos de restauro e encadernação, encomendados por particulares e instituições. Ali faz-se restauros de livros do século XVI e até anteriores – chamam-se incunábulos, os primeiros livros impressos em tipografia.

São tarefas manuais que exigem tempo e minúcia. Uma encadernação leva, no mínimo, sete horas, podendo a gravação levar outras sete, dependendo da decoração. E já houve um livro que demorou quatro meses a restaurar. Os valores variam muito, são definidos caso a caso. Maria diz que «cada livro é um desafio». Ela aí está, para encontrar as soluções.

Workshops e formação

A Chronospaper recebe workshops, que podem ser de origami, de papel marmoreado, e ter outros temas ligados ao papel ou à pele. Também dá formação em encadernação, conservação e restauro de livros, desde que se marque com seis meses de antecedência.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Adelino Veiga, 51, Coimbra
Telefone
239106424
Horário
Das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 19h00 horas. Encerra ao domingo.
Custo
() Cadernos a partir de 1,50 euros; restauro a partir de 7,50 euros; encadernação a partir de 30 euros.


GPS
Latitude : 40.2091985
Longitude : -8.430693900000051

Leia também:

Esta rua íngreme de Coimbra já foi um autêntico mercado
Nesta loja de Coimbra cabem todas as artes portuguesas
Cadernos feitos por medida na nova loja em Coimbra

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend