Cláudia Ganhão explica como reduzir o escritório ao essencial

Cláudia Ganhão acaba de lançar o livro "O teu minimalismo". Fotografia: DR
Nem toda a gente tem escritório em casa, mas as recomendações de Cláudia Ganhão, especialista em minimalismo, aplicam-se a qualquer espaço de trabalho que envolva papéis e computador.

Marie Kondo é uma referência mundial na arrumação, por isso não admira que Cláudia Ganhão baseie os seus conselhos de organização do escritório, quer na experiência própria, quer no livro “Crie alegria no seu trabalho”, daquela guru japonesa. Ganhão, que acaba de publicar a sua primeira obra, “O teu minimalismo”, propõe dividir o espaço profissional em áreas que podem ser arrumadas separadamente, como os livros, a documentação e o material de escritório, mantendo só o essencial. Documentos importantes podem ser digitalizados e os que estão por processar guardados numa caixa ou numa gaveta. Sobre a secretária deve estar apenas o que for preciso no momento.

Fotografia: Pexels/DR


Reaproveitamentos

Documentos em papel que já não sejam úteis ganham uma segunda vida como folhas de rascunho, ou a servir de tela aos desenhos das crianças.

Caixas reutilizadas funcionam como organizadores de gavetas, guardando pequenos objetos por família: lápis e canetas; agrafador e furador; creme de mãos e batom do cieiro.


Arrumação digital

Cláudia Ganhão propõe organizar os documentos em pastas, por anos, e gravá-los com os nomes certos, para serem fáceis de encontrar. Outro conselho é descartar aplicações e softwares sem uso, que ocupam espaço e causam ruído visual.


A especialista

Fotografia: DR

Cláudia Ganhão, residente na zona de Lisboa, é licenciada em Química e trabalhou longo tempo numa multinacional, até decidir mudar de rumo. Atualmente, é especialista em minimalismo, produtividade e organização. Disponibiliza cursos e programas de acompanhamento online, faz mentoria individual e workshops.

Web: claudiaganhao.pt
Preços: cursos online desde 12,50 euros


Quatro páginas de Instagram a seguir

#1 Conxita Maria – A arrumadinha

Aqui, tanto se ensina a evitar o aparecimento de bolor em casa como a fazer a manutenção das máquinas de lavar roupa e louça.

#2 Organizar (c)alma

A personal organizer Bruna Salgueiro mostra como organizar desde malhas e roupa interior até toalhas ou material escolar.

#3 Happy Routines

Rita Carvalho de Matos, consultora KonMari, fornece várias dicas para pôr a casa em ordem e chegar à nossa “melhor versão”.

#4 Márcia Cunha

Organização, decoração e mudanças são temas abordados por esta personal organizer, que presta consultoria online.

 

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend