Cinema, artes e informação em mais uma edição do Festival Mental

Imagem do filme "Nine Mountains", de Laurence Hills, a ser exibido no dia 2 de outubro, no Festival Mental. (Fotografia: DR)
Até dia 9 de outubro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, pensa-se a saúde mental e combate-se o estigma a ela associado, com cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas.

É a saúde mental o foco do Festival Mental, que arranca já amanhã, quarta, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Este festival português de cinema e informação acontece desde 2017 e tem como fim “trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental“, lê-se na nota informativa enviada às redações.

Durante dez dias, a programação inclui “uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas. Aliando-se a esta programação acontece também o Mental Júnior, porque falar da saúde mental é também para os mais pequenos”.

O arranque faz-se amanhã, com o debate “Pandemia: do real ao digital“, e contará com um painel de convidados da área da comunicação e jornalismo. É um evento de sala aberta em que o público poderá colocar as suas questões.

As M-Talks, este ano sobre os temas Ansiedade (e ecoansiedade), a Toxicodependência e o Stress Pós-Traumático, são dos momentos com mais destaque na programação, e acontecem sob a forma de “painéis temáticos sobre um assunto relacionado com a saúde mental e que são sempre acompanhados com a projeção de uma longa-metragem”.

Selecionados através da Open Call 2020, 19 curtas-metragens provenientes de todo o mundo, serão exibidos integrados no M-Cinema, abordando sempre uma temática relacionada com a saúde mental. Outras iniciativas contemplam o lançamento do livro “Cartas do Confinamento de 23 de Março a 1 de Maio”, uma co-edição entre o Festival Mental e a Editora Âncora, escrito por Tiago Salazar e Frederico Duarte Carvalho; a apresentação do espetáculo Dança Movimento Terapia e Doença/Saúde Mental: “Acontece”, com direção de cena por Liliane Viegas e performado por Liliane Viegas, Sofia Cabrita e Carla Lopes; a apresentação da peça de teatro “Baile de Máscaras” pelo Grupo de Teatro da Unidade W+ da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; e ainda My Story My Song, programação musical que retorna para a sua segunda edição na Fábrica Braço de Prata, com atuações e histórias de Surma e Katia Guerreiro.

A pensar nos mais pequenos foi delineado o Mental Júnior, que acontece no dia 4 de outubro, e inclui a exibição da curta-metragem infantil “Um Seguidor Inabalável” e o filme de animação “O Amigo Gigante”.

Os bilhetes estão à venda deste ontem, e no próprio dia, no Cinema São Jorge, de acordo com os horários das sessões previstas, para todos os eventos exceto para o evento Dança Movimento Terapia: Acontece + M-Debate em que o levantamento do bilhete é só possível no próprio dia.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend