Cinco refeições especiais, do Porto a… Porto Covo

Ana Moura (Fotografia: Gonçalo F. Santos/DR)
A comida oitocentista é recriada pelos caminhos das Linhas de Torres, enquanto o modo de confeção mais primordial, a fogo, faz-se festa em Foz Côa. Também há almoços e jantares a quatro mãos no Porto, Lisboa e Porto Covo. Tantas descobertas à mesa.

Ao sabor dos pratos e façanhas do século XIX

À Mesa dos Generais é uma iniciativa inserida na Rota Histórica das Linhas de Torres, em que receitas oitocentistas serão recuperadas por 22 restaurantes. Começa a 19 de outubro e prolonga-se até 27, com a celebração do Dia Nacional das Linhas de Torres pelo meio, a 20. A rota abarca os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Vila Franca de Xira e Torres Vedras. Cada restaurante recupera pelo menos dois pratos (entrada, prato principal ou sobremesa), podendo encontrar-se, por exemplo, costelas de touro bravo, galinha corada, pudim de pão com passas embebidas em vinho do Porto, farinheira assada à general, ensopado de enguias, bife Wellington e chanfana de javali. Tudo acompanhado com vinhos da região. A lista completa de pratos e restaurantes é consultável em rhlt.pt.

(Fotografia: DR)

 

Almoços surpresa japoneses no coração de Lisboa

Em quatro sábados deste outono, o lisboeta Praia no Parque convida outros tantos chefs para se juntarem a Paulo Alves, o criador residente nesta casa no centro de Lisboa, na preparação de um almoço japonês. Com um ingrediente surpresa distinto em cada sessão. Começa a 19 de outubro com o chef Rui Rosário (do Sugoi!, no espaço 8 Marvila) e segue a 2 de novembro com Lucas Azevedo (do Ryoshi); a 30 de novembro com Daniel Estriga (do Conceito, em Bicesse, Cascais); e a 7 de dezembro com André Cruz (do Feitoria). Os almoços custam 80 por pessoas, sem bebidas incluídas. Reservas: 968 842 888; [email protected].

Paulo Alves (Fotografia: DR)

 

Acende-se a fogueira para comida à antiga

O Chefs on Fire, que investe pela comida preparada em fogueira e seguindo preceitos milenares, regressa aos jardins doMuseu do Côa a 19 e 20 de outubro. A 19, as refeições estão por conta dos chefs Lídia Brás (Stramuntana) e David Jesus (Seiva), com música ao vivo de Margarida Campelo (almoço) e Milhanas (jantar). No dia 20, tomam conta dos tachos Alexandre Silva (Loco e Fogo) e Vitor Adão (Plano), e a banda sonora pertencerá a S. Pedro (almoço) e Joana Espadinha (jantar). Os almoços decorrem entre as 12 e as 16.30 horas, e os jantares entre as 18.30 e as 23 horas. Cada bilhete (35 euros) dá direito a um turno (almoço ou jantar) e respetivo concerto, com quatro doses de comida: uma de carne, uma de peixe, um vegetariano e uma sobremesa. As crianças até seis anos têm entrada gratuita, e entre os seis e os 12 anos cobra-se um bilhete criança (20 euros) que inclui duas doses de comida, uma bebida e acesso à zona infantil. Bilhetes à venda em 3cket.com.

(Fotografia: Luís Ferraz/DR)

 

Duetos de outono à mesa, com baía ao fundo

Retomam-se os Duetos, jantares a quatro mãos realizados no Lamelas, o restaurante da chef Ana Moura junto à baía de Porto Covo, e desta vez as convidadas são exclusivamente mulheres. Com uma cadência quinzenal, sempre à sexta-feira, a partir das 20 horas, a primeira sessão está marcada para 18 de outubro e conta com Marlene Vieira, na preparação de um menu que será acompanhado por vinhos A Serenada; a 1 de novembro é a vez de Annakaren Fuentes (com vinhos Herdade do Cebolal); Joana Duarte a 15 de novembro (e vinhos Monte da Carochinha); novembro fecha, dia 29, com Michele Marques (mais vinhos Niepoort); e a 13 de dezembro espera-se Rafa Louzada (com vinhos Howard’s Folly). Preço de cada jantar: 75 euros por pessoa, bebidas incluídas.

(Fotografia: Gonçalo F. Santos/DR)

 

Aliança ibérica ao balcão do Euskalduna Studio

A 23 de outubro, Vasco Coelho Santos recebe no balcão do Euskalduna Studio, no Porto, o chef espanhol Pedro Sánchez. Juntos, vão elaborar um jantar a quatro mãos que deverá refletir o apreço de ambos pela experimentação. Sánchez (à esquerda na foto) lidera desde 2017 o Bagá, na cidade de Jaén, Andaluzia, tido como o restaurante mais pequeno (lotação: oito comensais) da Europa com estrela Michelin. O menu, com harmonização incluída, custa 250 euros por pessoa. Reservas por email (reservas@ euskaldunastudio.pt) e telefone (935 335 301).

Pedro Sánchez e Vasco Coelho Santos (Fotografia: DR)




Ler mais







Send this to friend