#1 – Frescuras de verão com os olhos postos na Invicta
O Rooftop do Wine & Books Hotel Porto tem nova carta de petiscos e pratos para partilhar a condizer com o verão. Há, por exemplo, gaspacho de melancia, maçã Granny Smith e tomate, bem como ceviche de salmão e citrinos, e duas variantes de croquetas:as de camarão com bisque, atum e cebolinho, e as de ovos rotos com presunto e ovo frito. A nova carta também conta com pão bao de bochecha de porco e caril, maionese de wasabi e rúcula; e hambúrguer de vitela cachena com queijo cheddar e pickles de couve. No capítulo dos doces, cereja com chocolate e vinho do Porto; e ananás dos Açores com coco e gelado de hortelã. As portas do Rooftop estão abertas todos os dias, das 12 às 22 horas.

(Fotografia: DR)
#2 – Vindimas no Douro para turista experimentar
Em setembro, a Churchill’s ativa dois programas de vindimas na Quinta da Gricha, em Ervedosa do Douro, no concelho de São João da Pesqueira. A Excecional Experiência da Vindima (185 euros por pessoa) começa às 10 horas com a apanha de uvas, seguida de lanche na Cozinha dos “Caseiros” e prova de vinhos da Churchill’s. Depois, há pisa a pé em lagares de granito de 1852 e, por fim, um almoço tradicional servido no Pátio das Laranjeiras. A Autêntica Experiência da Vindima (95 euros por pessoa) inclui a pisa a pé e o almoço tradicional. Os programas decorrem todas as quartas e sábados até ao dia 20 de setembro. Reservas em [email protected].

(Fotografia: DR)
#3 – Agosto com passeios, sabores e música no Luso
Segue até 29 de setembro o programa de animação de verão no Luso. Um programa que concentra bastantes trunfos no mês de agosto. A Alameda do Casino acolhe a Feira de Artes e Sabores (a 3, 11 e 25), a Feira de Artesanato Urbano (4, 10 e 24) e a Feira do Mel e do Pão (15 a 18). Abundam as visitas guiadas, das noturnas Luso by Night (miradouros a 2, observação de borboletas a 23) às matinais “Ir a banhos com a literatura” (16), “Luso de Emídio Navarro” (24) e “100 anos de turismo de Luso-Bussaco” (30). Ao longo do mês, sucedem-se ainda os espetáculos de música (acordeão, fado, samba, jazz), teatro e animação de rua, os circuitos artísticos, novo circo, cinema e, no dia 31, um sunset com animação infantil no Parque do Lago.

(Fotografia: DR)
#4 – No Fazunchar há arte urbana e não só
Acontece entre 10 e 18 de agosto o Fazunchar, festival multidisciplinar promovido pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, com um programa de residências artísticas, concertos, DJ sets, oficinas, visitas e exposições, em que participarão artistas portugueses e estrangeiros. Destaque para a “Rota de arte urbana na vila de Figueiró”, no centro histórico, em que se observam as pinturas deixadas por artistas que já passaram pelo Fazunchar; e para “A rota dos fregueses”, de autocarro, que revela as freguesias e aldeias do concelho. Termina-se, a 18, com um piquenique comunitário. O elenco de artistas participantes contém os Beatbombers (foto), Dois Demónios, Fred Battle_Zoerism, Inesa Markava, Mariana Santos, Manolo Mesa, Mimicat, Pedro Coquenão (dos Batida), Regg.Salgado, Ricardo Romero e Sílvia Santos.

(Beatbombers. Fotografia: Aidan Kless/DR)
#5 – Um terraço lisboeta com cinema para mostrar
A Freguesia de Santo António, no coração de Lisboa, toma conta do terraço do Cineteatro Capitólio, no Parque Mayer, para recriar as noites de “Cinema no verão” que ali aconteceram entre a década de 1930 e o ano 1963. As sessões acontecem todas as sextas e sábados de agosto, são gratuitas e iniciam-se às 21 horas, num espaço com 200 lugares sentados. Do menu constam “Empire of the sun” (dia 2), “Can’t buy me love (3), “Gremlins” (9), “Cocoon” (10), “Cocktail” (16), “Jerry Maguire” (17), “ The karate kid” (23), “The man from U.N.C.L.E.” (24), “Robin Hood: Men in tights” (30) e “Annie” (31).

(Fotografia: Paulo Spranger/GI)