Três séculos de vinhas no Douro
Desde o século XVIII que se produz vinho nesta casa, que se tornou numa das primeiras do Douro a engarrafar o seu próprio vinho. Para fazer parte do legado da Quinta da Pacheca, que na última década vem apostando em atividades de enoturismo, basta participar num dos três programas, a partir de 7 de setembro, e disponíveis por um mês. O leque mais completo, a 105 euros/pax, arranca às 10h com petiscos (caldo de cebola, sardinhas assadas em pão de milho e vinho) e avança para hora e meia de vindima, pisa da uva, visita guiada à propriedade de 75 hectares,
almoço (bacalhau com crosta de broa de milho ou porco assado com puré de batata) e prova de vinhos. A mesma experiência custa 80 euros, excluindo-se a vindima e o pequeno-almoço. Por 40 euros, faz-se visita guiada, prova de vinhos e pisa da uva. A reserva deve fazer-se através do 254331229 ou [email protected].
Um jantar a seis mãos no Porto
Com o objetivo de criar uma sinergia entre os chefs dos restaurantes do grupo, o PortoBay Hotels & Resorts tem uma nova edição do evento Chefs Get Together marcada para dia 13 de setembro. O portuense Bistrô Flores, restaurante do cinco estrelas PortoBay Flores, terá um jantar a seis mãos, com o chef residente Pedro Spínola a receber dois convidados do Funchal: Santiago Anolles, do restaurante Horta, e Élio Olim, do Rose Garden. Os menus de degustação, com momentos de peixe, carne e veganos à escolha, têm três, quatro ou cinco pratos (45, 60 e 70 euros, sem
bebidas), mas também se pode pedir à carta. As próximas datas serão a 4 de outubro (em Lisboa, no Bistrô4) e 8 de novembro (no Funchal, no Hotel Porto Santa Maria). As reservas do jantar fazem-se pelo 220047000 ou pelo e-mail [email protected].
No Algarve, homenageia-se a casta autóctone
É a segunda casta nacional mais antiga e é considerada a casta algarvia por excelência. A Negra Mole, a partir da qual se produzem tintos, brancos e rosés da Arvad, quinta e marca de vinhos situada em Estômbar, no concelho de Lagoa, é a protagonista do programa que acontece a 6 de setembro neste terreno nas margens do rio Arade. A experiência arranca com a vindima manual desta casta e segue-se uma prova de três vinhos Arvad Negra Mole, além do novo espumante feito da mesma casta, que estagia em ânfora de barro. Haverá ainda petiscos regionais para acompanhar (queijos, enchidos, conservas, frutas, pão e frutos secos) e a oferta de uma garrafa Arvad Negra Mole com rótulo personalizado, disponível em 2025, com o resultado engarrafado da colheita feita por estes dias. A experiência de enoturismo, com o valor de 95 euros/pax, tem duração de quatro horas, a partir das 10h30, e está limitada à inscrição de 20 participantes. As reservas devem ser feitas através do link arvad.pt/visite-nos.
Palmela volta a ter “Um Dia na Vindima”
Durante quatro dias em setembro (sempre às quartas-feiras, a 4, 11, 18 e 25), a Adega de Palmela abre os portões a quem se queira juntar às vindimas desta casa, que já leva seis décadas na produção de vinho. Cada participante recebe um kit de vindima, pelas nove da manhã e segue depois a pisa da uva a pé, visita guiada pela propriedade, almoço e prova comentada dos vinhos brancos e rosé da nova gama Cá Calharás. No final, há oferta de uma garrafa do catálogo da Adega de Palmela. O custo é de 90 euros/pax. Quem preferir pernoitar na região, há um acordo com a RM Guest House, em Setúbal, com tarifa especial de 90 euros por uma noite, para duas pessoas. As reservas fazem-se pelo 969127472 ou através do e-mail [email protected].
Entre uvas, num parque natural alentejano
As vinhas estão situadas numa encosta do Parque Natural da Serra de São Mamede, em São Julião, Portalegre, razão por si só suficiente para rumar ao Alto Alentejo e visitar a Quinta da Fonte Souto, o primeiro enoturismo da família Symington fora do norte. De 1 a 25 de setembro, o novo programa permite participar na vindima e passear pela vinha, fazer visita guiada pela quinta e adega, e provar três referências, descortinando processos de produção e de estágio e as características do terroir. A experiência, de 22 euros, pode incluir um piquenique na natureza (pão, broa, chutney de cogumelos, queijos, enchidos, azeitonas, água e uma garrafa de Florão Branco da casa), elevando o valor para 42 euros. As reservas requerem 48 horas de antecipação e podem ser feitas pelo 910104292 ou pelo e-mail [email protected].