Cinco páginas de Instagram sobre agricultura e cuidados com as plantas

Rosa Moreira criou o blogue A Cientista Agrícola para ajudar a descomplicar a agricultura. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
Uma mão cheia de sugestões, onde ir beber informação, para criar e cuidar de uma horta, ou encher a casa de plantas.

# Rosa Moreira (@acientistaagricola)
Rosa é “uma agrónoma com um propósito”: dar respostas a todos os que querem saber mais sobre agricultura. Tem um blogue, canal de youtube e Instagram, onde ajuda quem quer cultivar os seus próprios alimentos.

Quando foi para a faculdade, Rosa não tinha dúvidas do curso que queria seguir. Cresceu no campo e sempre teve uma ligação muito próxima com a agricultura. Queria “aliar os conhecimentos práticos que tinha aprendido com os meus pais aos conhecimentos técnicos, mais científicos”, conta. Licenciou-se em Ciências e Tecnologias do Ambiente, e depois tirou o mestrado em Engenharia Agronómica, seguido de várias pós-graduações na área.

Em 2018 decidiu dar também azo ao gosto pela escrita e criou um blogue, A Cientista Agrícola, primeiro muito direcionado para profissionais da agricultura, com artigos mais técnicos, mas 2019 e principalmente o último ano trouxe-lhe um público diferente. “Comecei a receber muitas mensagens de pessoas que não tinham qualquer experiência em agricultura mas que queriam começar a cultivar os seus próprios alimentos”, conta. Então, começou a criar conteúdos para dar resposta às dúvidas que lhe chegavam. “O meu objetivo com A Cientista Agrícola era que fosse uma plataforma onde as pessoas pudessem encontrar respostas com uma linguagem simples”, diz.

No blogue, na página de Instagram e no canal de Youtube, a jovem de 27 anos, natural de Vila do Conde, ensina a ter boas práticas agrícolas, quais as culturas a semear em cada mês, receitas de adubos caseiros, dicas para combater pragas de forma biológica e muitas outras informações úteis para quem quer começar a meter as mãos na terra.

Saber quando regar
Fazer o teste do dedo, mergulhando-o na terra. Se ao retirar, o dedo trouxer terra agarrada, significa que o solo ainda está húmido e não é necessário regar, mas se o dedo vier completamente limpo, é um bom indicador de que a planta necessita de água.

 

# Susana Caseiro (@blog.cultivosdacaseiro)
“A tua casa parece uma selva”, diziam-lhe as colegas na faculdade. Na altura, há mais de 20 anos, ainda a febre das plantas de interior não tinha chegado ao Instagram, já Susana enchia a casa e a varanda de vasos. Mas foi só um pouco antes de nascer o seu terceiro filho, há 12 anos, que decidiu mudar de vida e dedicar-se ao que realmente a apaixonava, a jardinagem, e a ajudar outras pessoas a terem a sua própria horta urbana.

No site Cultivos da Caseiro, no Instagram e no Youtube, partilha vídeos sobre como plantar diversas flores, podar, fazer sementeiras e mudas, e organiza workshops e cursos para quem quer aprofundar conhecimentos. No site encontra-se ainda um calendário de cultivos, kits de aromáticas e até um e-book.

Susana Caseiro e a família (Fotografia: DR)

 

DICA: Começar pelas ervas aromáticas
“Para quem está a começar, as aromáticas são sempre a melhor aposta. Tomilho, orégãos, alecrim, são plantas que se tiverem os cuidados mínimos duram muito tempo. Depois, na horta, deve-se começar pelas folhas, como a rúcula, a alface e os espinafres, e a seguir as raízes. Só mais tarde os legumes de fruto, como o tomate, o pimento, a malagueta, a courgete.”

 

# Sofia Manuel (@atripeirinha)
Sofia é mais conhecida no Instagram por A Tripeirinha, nome que denuncia as suas raízes do Porto. Herdou dos avós a paixão pelas plantas, e cultivou-a quando arranjou casa com o namorado e começou a colecioná-las. Conta “bem mais de 250”, e se no início também sentiu dificuldade em manter vivas algumas das suas primeiras plantas, hoje partilha o que aprendeu em vídeos explicativos e bem dispostos. Todas as semanas, à quarta-feira, Sofia abre o seu “Consultório Plantahólico”, em direto no Instagram, e responde às dúvidas dos seguidores.

Sofia Manuel, mais conhecida por A Tripeirinha (Fotografia: DR)

 

# Susana Dias (@susana_c_dias)
“Sempre gostei de plantas, mas na verdade, até começar a pandemia, não tinha muitas em casa”, confessa Susana. Em teletrabalho desde o primeiro confinamento, foi nesse período que começou a desenvolver o gosto, porque “tinha mais tempo para cuidar das plantas e procurar informações sobre elas”, e gradualmente, foi aumentando a coleção. No Instagram, onde já era habitual fazer publicações relacionadas com o seu blogue Ansiedades, onde fala sobre maternidade – e agora também sobre plantas -, vai partilhando fotografias das novas inquilinas da casa, juntamente com dicas e sugestões.

Três plantas (quase) impossíveis de matar
– Monstera Deliciosa
– Pothos
– Zamioculca

A planta preferida:
Das 105 plantas contabilizadas até à data dentro de casa (teve algumas baixas durante o inverno, admite), há uma em especial, de que Susana gosta mais: “é uma monstera deliciosa albo variegata, que é um planta rara, e é a minha peferida”.

 

# Revista Jardins (@revistajardins)
Como fazer um terrário, ou uma casa para insectos, plantar bolbos de inverno ou eliminar ervas daninhas, fazer compostagem ou adubar com cascas de ovo, são alguns dos temas dos tutoriais que a Revista Jardins partilha no Instagram.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend