Cinco ideias para brincar ao Carnaval com as crianças

(Fotografia: Daniel Enamorado/Pexels)
Este ano, o Carnaval será festejado em casa, mas isso não significa que haverá menos folia. Os museus, as bibliotecas e autarquias têm anunciado programações online para celebrar a quadra, com atividades para fazer em família e em especial para os mais pequenos.

# Museu do Dinheiro
Com base no livro “Caretos e Coretos”, o Museu do Dinheiro desafia os mais pequenos a festejar o Carnaval fazendo uma máscara inspirada nos Caretos de Trás-os-Montes, que em 2017 tiveram direito a uma moeda comemorativa e cuja tradição foi reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2019. No site do museu podem ser descarregados os moldes das máscaras, para imprimir e decorar a gosto, e ainda se encontram algumas curiosidades sobre as tradições carnavalescas do nosso país.


Carnaval tradicional: caretos e cardadores à solta


Caretos de Podence vão chocalhar à varanda e “queimar” o coronavírus

Caretos de Podence. (Foto: Pedro Granadeiro/GI)

 

# Município de Oleiros
No Dia de Carnaval, o Ginásio Municipal de Oleiros vai pôr miúdos e graúdos a mexer com a iniciativa “Carnaval Desportivo”. Durante todo o dia, vão ser transmitidas em direto na página de Facebook do município várias aulas de ginástica, de hora a hora. Especialmente direcionadas para as crianças estão as sessões de Dance Kids (até aos 6 anos) às 10h, e Dance Kids+ (a partir dos 6 anos), marcada para as 17h.

 

# Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
A partir das 10h, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora, vai estar em direto no canal de Youtube do município, para dar início à folia confinada. A sessão arranca com a hora do conto, do livro Vamos a uma festa”, de Jeanne Willis. Depois da leitura vem o atelier “Criar e Reciclar -Vamos fazer uma máscara”.

 


Das ruas para casa: 11 terras com festejos de Carnaval online


 

# Biblioteca Itinerante Loja dos Sonhos
Para celebrar o Carnaval em família, a Câmara Municipal de Évora, através da Biblioteca Itinerante Loja dos Sonhos e da Ludoteca, sugere a 4ª edição do 1,2,3 Gira Outra Vez – Especial Carnaval. O jogo, que pode ser realizado online ou impresso, propõe várias atividades divertidas, para que crianças e famílias possam desfrutar e aprender ao mesmo tempo. Trava línguas, jogo do labirinto, pinturas faciais, chapéus reciclados ou confetes ecológicos são algumas das sugestões.

 

# LU.CA
Este ano, o LU.CA – Teatro Luís de Camões, em Lisboa, assegura que, apesar de confinado, não falta animação ao Carnaval, e banda sonora aos festejos caseiros. Na conta de Spotify do teatro está disponível uma “Playlist para Brincar com o Carnaval”, criada pelo DJ e produtor Tiago Miranda.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend