Cinco eventos gastronómicos para comer e beber de norte a sul

O Castelo de Palmela está por estes dias iluminado com tons a evocar as vindimas. (Fotografia: DR)
Setembro ainda agora começou, mas um pouco por todo o país multiplicam-se os eventos que procuram um regresso progressivo à normalidade. Há opções para todos os gostos, desde os vinhos de Palmela aos pratos típicos de Ourém, passando por petiscos algarvios, acepipes numa mercearia histórica setubalense e um festival de cervejas no Porto.

10 Anos da Rota do Petisco no Algarve
A Rota do Petisco celebra 10 anos dia 3 de setembro, sexta-feira, e para assinalar a efeméride, oito dos restaurantes que integraram a primeira edição, em 2011, vão servir os mesmos petiscos desse ano. São eles o Forte e Feio (papinhas de berbigão), O Ténis (feijoada de lingueirão), Taberna da Maré (sopa de peixe), Mata Porcos (orelha de porco), Snack Bar Hortinha (tosta de atum), Mar e Sol (mexilhões à Mar e Sol), Pastelaria Arade (doce fino) e Casa Inglesa (Dom Rodrigo). Os petiscos vão estar disponíveis entre as 19h e as 23h, nesse dia, a um custo de 3 euros (prato e bebida) ou 2 euros (doce e bebida). Este momento precede o início oficial da 11.ª edição da Rota do Petisco, que este ano se estenderá – de 10 de setembro a 10 de outubro – a 292 estabelecimentos de 11 concelhos algarvios: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira. Os participantes podem comprar um passaporte (por 1,50 euros) para ir carimbando a passagem (e prova) pelos diferentes petiscos, e inclusive ganhar prémios.


5.ª edição do Porto Beer Fest
Trinta cervejeiros, 200 estilos de cerveja e carrinhas de comida de rua, tudo num recinto que prefaz “um dos três maiores festivais de cerveja artesanal da Europa em escala de visitantes”. É isto que promete a organização da 5.ª edição do Porto Beer Fest, este ano a decorrer de 1 a 5 de setembro na Alfândega do Porto. Entre as curiosidades e lançamentos destacam-se os estilos clássicos e as produções experimentais, assim como algumas cervejas Portuguese Grape Ale, um estilo português que recorre a uvas autóctones. Como se espera grande adesão, há regras: para participar é preciso comprar a entrada na bilheteira do recinto em cada dia/sessão (custa 4 euros e dá direito a um copo oficial de prova) e depois comprar as fichas para compra e prova das cervejas. As entradas no recinto são condicionadas à lotação definida, sendo que por cada saída de uma pessoa pode entrar outra e quem tiver pulseira pode reentrar, quando permitido.


Festa das Vindimas em Palmela
Espetáculos musicais, animação, atividades desportivas e um mercado de vinhos. Nos dias 2 a 5 e 9 a 12 de setembro haverá muito que ver, provar e fazer em mais uma edição da Festa das Vindimas, adaptada ainda à pandemia, na vila de Palmela. No Largo de S. João vão estar – sextas, sábados e domingos das 16h às 24h – todos os produtores vínicos da região, com provas comentadas, cursos, tertúlias, sunsets, showcookings e harmonizações. No sábado (dia 4), o Largo de S. João recebe a Sociedade Filarmónica Humanitária e Rui Drumond num concerto às 21h30 (gratuito, mas mediante reserva de bilhete); e domingo decorrem a Pisa da Uva e Bênção do 1.º Mosto e uma missa de ação de graças na Igreja de São Pedro. Entre a restante programação, destaque ainda para o jantar vínico com animação musical marcado para dia 9, na Quinta de Alcube, entre outras iniciativas.


“Saudades do Sabor” em Ourém
Em Ourém (distrito de Santarém), o mês de setembro vai viver-se ao sabor da gastronomia típica e dos produtos locais. O evento chama-se “Saudades do Sabor” e pretende “estimular os restaurantes a recuperar o património gastronómico da região” com menus especiais. São 50 os estabelecimentos aderentes em que não vão faltar os enchidos, a sopa de carne, sopas de verde, carneiro guisado, coelho à moda da Ortiga, mexudas, chícharos com broa, feijão com abóbora e sobremesas feitas com ovos, mel, figos secados e pinhões. Todos os restaurantes aderentes ao mês gastronómico “Saudades do Sabor” e respetivos menus podem ser consultados em detalhe na página nocentrodasemocoes.pt.


Tardes à Merceeiro em Setúbal
Na cidade do Sado, o espaço museológico Mercearia Confiança de Troino, no Largo Machado dos Santos (Fonte Nova), convida o público a ser merceeiro por dois dias (2 e 9 de setembro). Trata-se de um evento gastronómico com animação musical que convida a provar “sabores tradicionais com toda a envolvência de um bairro típico” como é este, desde sempre ligado à pesca. No dia 2, o menu terá chouriço assado e queijo com doce, mel e azeite aromatizado, tábua com enchidos de porco preto, queijo de Azeitão gratinado, tábua de queijo e queijos regionais. Já dia 9, as criações culinárias serão à base de conservas de mexilhão, cavala, sardinha, polvo e atum. Os menus, a 15 euros (duas pessoas) ou 8,50 euros (individual), incluem uma bebida a copo à escolha entre sangria de moscatel, vinho branco ou tinto da região, refrigerante e cerveja. As reservas para cada uma das provas (que decorrem das 18h às 20h) devem ser feitas pelo endereço [email protected].




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend