Cinco escolhas para não partir a louça toda, entre jantares Michelin, cocktails do Mundo e conferências vitais

(Fotografia: Fabrice Demoulin/DR)
A um passo da primavera, aproveite a semana que aí vem para descobrir a história de uma marca que ajuda a pôr a comida na mesa. E ainda: refeições distintas em Espinho, pintura de rótulos de garrafa, bebidas especiais num bar lisboeta e uma conferência com sentido.

Do grés fino às peças que colocamos na mesa

A Costa Nova inaugurou a 22 de fevereiro a exposição itinerante “A fábrica”. Trata-se de uma antologia fotográfica de Manuel Gomes da Costa que oferece um olhar sobre os bastidores das fábricas da marca, percorrendo as várias fases do processo produtivo por trás da criação das coleções em grés fino. É um retrato do ambiente fabril, das matérias-primas e das mãos que moldam os produtos que chegam às nossas mesas. Com início na loja Costa Nova em Lisboa, onde ficará até 30 de maio, a exposição seguirá depois para o Porto, Aveiro e Madrid, com o objetivo de partilhar com os diferentes públicos a essência da produção cerâmica e o ambiente da fábrica.

(Fotografia: DR)


Três noites, três jantares Michelin

O Casino Espinho recebe Vasco Coelho Santos em março para um trio de jantares. O chef do Euskalduna Studio no Porto, com uma estrela Michelin desde 2022, assumirá a cozinha do restaurante Baccará. Para os sábados 15, 22 e 29 estão preparados outros tantos menus de degustação. Para 15 espera-se atum, “beurre blanc” e alho francês; milhos e gamba do Algarve; vitela de colher, cuscuz marroquino e cenoura; rabanada e canela. No dia 22 come-se sopa de marisco; feijoada de bacalhau; bochecha, polenta e cebolete; rabanada e canela. Dia 29 serve-se lírio e carabineiro; bacalhau à Brás; terrina de cabrito, aipo tostado e cogumelos; rabanada e canela. A experiência fica por 55 euros por pessoa. O horário de admissão é entre as 20 e as 21 horas.

Reservas: gruposolverde.pt

Vasco Coelho Santos (Fotografia: DR)


Dia do Pai a tempo inteiro, fim de semana incluído

A Adega José de Sousa e a Casa Museu José Maria da Fonseca prepararam atividades para comemorar o Dia do Pai, não só a 19, mas também nos fins de semana de 15 e 16 e de 22 e 23 de março. Das 11 às 15 horas, os mais novos são desafiados a criar um rótulo para uma garrafa de vinho para oferecer aos pais. Na Casa Museu José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, o programa inclui visita às adegas da Mata, dos Teares Novos e dos Teares Velhos. Já na Adega José de Sousa, localizada em Reguengos de Monsaraz, visita-se a tradicional adega dos Potes, bem como um espaço mais moderno e tecnológico. No final da visita, ambos os programas oferecem uma degustação de dois vinhos para os adultos e sumo para as crianças, tudo acompanhado de produtos regionais. Os bilhetes para adultos ficam por 17,50 euros. Crianças dos três aos 17 anos pagam 10 euros. O pack de família (dois adultos e duas crianças) vale 50 euros.

Reservas: 212 198 940, [email protected] (Casa Museu); 918 269 569, [email protected] (Adega)

(Fotografia: DR)


Cocktails internacionais em Lisboa

Nos próximos dias 11 e 12 de março, o bar Monkey Mash celebra o sexto aniversário com bartenders internacionais. Aberto desde 2019 em Lisboa, define-se como o primeiro Lab bar da Península Ibérica e tem ao leme Emanuel Minez e Paulo Gomes, que convidam os amantes e curiosos do mundo da mixologia a ir até ao n.º 66B da Praça da Alegria para uma festa que conta com a presença de Ran Van Ongevalle, diretamente do seu bar Ran Van, em Bruges; com Harry Bell, que vem do Bird, em Copenhaga; e com Nikos Bakoulis, do ateniense Line – tudo no dia 11, entre as 22.30 e as 00.30 horas. Já para dia 12, no mesmo horário, os convidados são Hedda Bruce, à frente do Tjoget, em Estocolmo; e Mario Villalon, do Angelita, em Madrid.

Monkey Mash (Fotografia: Jorge Simão/DR)


Em direto da Culturgest, a Vida numa conferência

A TEDxLisboa assinala 15 anos na capital com uma edição que tem a “Vida” como tema. O evento organizado por Marta Gonzaga e pelo produtor de vinhos Dirk Niepoort terá lugar na Culturgest a 15 de março, entre as 10 e as 18.30 horas. A conferência abordará os desafios de 2025, refletindo sobre os conflitos, ciência, inclusão, arte e tecnologia. Conta com 18 oradores, incluindo o cientista político Heni Ozi Cukie, especialista em resolução de conflitos, que traz uma análise da liderança global e seus desafios; e Rami Tarazi, nascido em Gaza e preso durante 18 meses em Israel, que hoje lidera projetos de desenvolvimento ambiental no Médio Oriente. Os bilhetes incluem “coffee break” e almoço e custam 95 euros (60 euros para estudantes).

Bilhetes: tedxlisboa.pt

(Fotografia: DR)



Ler mais







Send this to friend