Cinco escolhas para entrar na nova estação

Jardim Botânico de Queluz (Fotografia: PSML-Luís Duarte)
Já a aproximar-se o final do verão, continuam os programas de vindimas, no Alentejo, e brinda-se ao pôr do sol, em Vila Nova de Gaia. Lisboa celebra a “rentrée” com diversidade de sabores na Avenida da Liberdade e, em Matosinhos, o Porto de Leixões volta a abrir portas ao público.

Festa de pôr do sol para assinalar o fim do verão
A última festa ao pôr do sol de verão no Yeatman acontece dia 19 de setembro, com entretenimento, vinhos e gastronomia. A Sunset Wine Party ocupa mais uma vez os terraços do hotel, conhecido pelas suas vistas sobre as zonas históricas de Gaia e Porto, e o rio Douro. As sugestões gastronómicas estão nas mãos do chef Ricardo Costa e as referências vínicas são feitas com mais de 30 parceiros. Os sabores são inspirados na cozinha internacional. Além da paella, do sushi, das pizzas em forno a lenha, do polvo à galega, dos tacos e do típico caril, nesta edição os sabores brasileiros também marcam presença, com picanha, maminha e salsicha fresca, acompanhados de couve mineira e farofa.
Bilhetes: eventos.theyeatman.com

Os sabores da Avenida da Liberdade, Lisboa
São mais de 30 os restaurantes que este ano aderem ao Tasting in Avenida, um roteiro gastronómico que, entre 23 e 30 de setembro, apresenta a variedade de sabores que se pode encontrar na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Desde pratos típicos a cozinha de autor, sabores da nossa costa ou vindos do oriente, são muitas as sugestões com descontos especiais. Tal como nos anos anteriores, nesta terceira edição do evento, organizado pela Associação Avenida, os espaços apresentam menus especiais para a ocasião. Pela primeira vez, a Livraria Buchholz também participa, com a apresentação do livro “Bar Aberto – o mundo dos cocktails”, com a presença dos autores Fernão Gonçalves e Diogo Lopes.
Espaços aderentes: avliberdade.com

Porto de Leixões abre as suas portas a visitantes
Todos os anos, por esta altura, a Porto de Leixões, em Matosinhos, abre as suas portas ao público. Este ano é dia 22, domingo, que recebe as visitas. Entre as 10 e as 19 horas haverá muito para ver e fazer. As visitas guiadas ao espaço portuário podem ser feitas em autocarros ou embarcações. Há também visitas ao Titan, o guindaste gigante do século XIX que ajudou a construir o porto, e ao moderno Terminal de Cruzeiros. Lá, estarão patentes exposições, poderá ouvir-se música ao vivo e não vai faltar animação para os mais pequenos. O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), que funciona no terminal, propõe diversas atividades científicas para toda a família. A entrada é grátis.

Conhecer a biodiversidade de Sintra
Durante o mês de setembro, a Parques de Sintra apresenta uma programação para dar a conhecer o “paraíso de biodiversidade que Sintra conserva”. Dia 18, às 15 horas, realiza-se a visita à charca naturalizada do Parque da Pena, uma novidade daquele espaço. No dia seguinte, 21 de setembro, às 10.30 horas, ruma-se até ao Jardim Botânico de Queluz, oportunidade para se aprender mais sobre este jardim construído no século XVIII, durante o reinado de D. Maria I e D. Pedro III, para recreio da Família Real. No mesmo dia, às 15 horas, na Quintinha de Monserrate, a proposta é uma experiência de apicultura, com a atividade “Os produtos da colmeia: o que é o mel?”. No mesmo local, dia 28 de setembro, às 15 horas, há uma nova sessão do Ateliê de Arte Botânica.
Programação e bilhetes: parquesdesintra.pt/pt/programacao

Estadia no M’ar de Ar e vindimas na Adega da Cartuxa
Até 4 de outubro, o Hotel M’ar de Ar Aqueduto disponibiliza um programa de vindimas com estadia, em parceria com a Adega Cartuxa. O pacote está disponível a partir de 239 euros e inclui a estadia de uma noite com pequeno-almoço no hotel e vindimas na Cartuxa, situada na Quinta de Valbom, em Évora. Do programa da quinta, a partir das 11 ou das 16 horas, fazem parte a escolha das uvas, a tradicional pisa a pé, visita à adega e uma prova de seis vinhos premium e de duas marcas de azeites produzidas pela Fundação Eugénio de Almeida, acompanhados por queijos e enchidos da região. Findo o dia de vindimas, o hotel sugere aproveitar a piscina ou o spa, seguido de um jantar no restaurante Degust’AR Évora, do chef António Nobre.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend