À boleia pelos bastidores do Carnaval de Ovar
Arrancou este mês um programa do Município de Ovar na Aldeia do Carnaval, possibilitando aos mais curiosos a oportunidade de entrar nos bastidores da festividade. Visitas guiadas e encenadas (por Leandro Ribeiro), assim como oficinas criativas, são algumas das experiências que os visitantes podem ter em várias datas, em conjunto com os 24 grupos participantes no cortejo carnavalesco. Existe também uma visita centrada no tato e no som, para pessoas cegas, marcada para dia 26, às 14.30 horas. Nos dias 22 e 26 de fevereiro, e 1 de março, está assegurado um transfer entre Ovar e a Aldeia do Carnaval. As visitas e o transfer são gratuitos, mas requerem inscrição e têm vagas limitadas.
Inscrições: 256 509 153, [email protected]

(Fotografia: Manuel Vitoriano/DR)
Abril é para os cravos, fevereiro é para camélias
No 30.º aniversário da classificação de Paisagem Cultural de Sintra pela UNESCO, a Parques de Sintra vem promovendo várias exposições das coleções de camélias da Vila Sassetti no Parque da Pena. A celebração culmina com a XII Exposição de Camélias no fim de semana de 22 e 23 de fevereiro. No sábado a exibição vê-se entre as 13 e as 17 horas, sendo revelados os exemplares vencedores às 14.30 horas. Domingo, além da exposição entre as 10 e as 17 horas, existirá pelas 10.30 horas um ateliê de origami para crianças que requer a aquisição antecipada de bilhete por 1 euro. Já a mostra é de entrada livre, mediante a compra de ingresso para o Parque da Pena, que tem acesso gratuito aos domingos e feriados para residentes em Portugal.
Bilhetes à venda em parquesdesintra.pt

(Fotografia: José Marques Silva/DR)
Um Largo com flores à moda do Porto
O primeiro evento sazonal no hotel The Largo já tem data marcada. O arranque do “Porto Unknown Series” realiza-se a 22 de março com o tema Camélias em Flor. A unidade na Baixa da Invicta proporciona aos convidados uma noite que inclui um concerto de harpa por Beatriz Cortesão, uma instalação artística imersiva evocativa das soirées portuenses do século XIX, e um jantar com pratos sazonais preparados pelo chef Nuno Mendes. Os bilhetes estão disponíveis por 250 euros por pessoa. De 20 a 23 de março, os que desejam aproveitar uma experiência mais alargada podem optar por um programa que inclui tarifas especiais de alojamento.
Reservas de jantar: [email protected]

(Fotografia: DR)
O nosso lindo e querido México nos copos
Em celebração do Dia Internacional da Margarita, a 22 de fevereiro, o Rossio Gastrobar, no centro de Lisboa, aposta numa semana que combina México e Portugal numa bebida. Entre os dias 19 e 23, as estrelas da semana são uma trilogia de margaritas criada pela “bar manager” Flavi Andrade: “Mi Mexico Lindo Y Querido”, “Guadalajara (in Portugal)” e “La Cucaracha” juntam ao cocktail licores e ingredientes como a uva e a azeitona portuguesas. Cada uma custa 14 euros. Existirá ainda, no dia 19, uma Master Class Pátron exclusiva para profissionais, orientada pelo bartender escocês Iain McPherson, cujo bar Panda & Sons, em Edimburgo, está incluído no ranking The World’s 50 Best Bars.
Reservas: 210 440 018, [email protected]

(Fotografia: DR)
Almoço, estadia e aula? O L’AND Vineyards tem
É já a 22 de fevereiro que o hotel L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, acolhe a expedição enogastronómica da Quinta do Monte d’Oiro. Juntando a unidade hoteleira com o produtor de vinhos de Alenquer, o evento tem dois momentos: uma masterclass de prova horizontal da colheita de 2011, guiada por Francisco Bento dos Santos; e um almoço no restaurante MAPA com um menu de degustação criado pelo chef David Jesus, que inclui, nos pratos principais, carabineiro do Algarve, atum dos Açores, leitão crocante e novilho alentejano. Existem três possibilidades de planos, todos com almoço, que pode ser associado à masterclass, a uma estadia de uma ou duas noites, ou a ambos, com preços que começam nos 185 euros por pessoa.
Reservas: [email protected]

(Luís Ferraz/DR)