Experiências vínicas em Alenquer
Alenquer volta a ser palco do maior festival de vinhos da região. Na sua sexta edição, que se realiza entre 12 a 15 de setembro no Parque Urbano da Romeira, o Alma do Vinho recebe 40 produtores e cerca de 300 referências vínicas. Além da sala de provas, há petisqueira, ostraria e bancas de comida de rua. Da programação faz parte o Curso de Vinhos para Totós, focado em quem quer aprender as bases. Haverá uma Prova Premium com oito vinhos de várias regiões do mundo e um jantar vínico, no Fórum Romeira, preparado pelo chef João Simões e o sommelier Pedro Moreira. Na Prova Enogastronómica, o chef Fábio Bernardino proporciona um momento imersivo. Há ainda um Programa Enoturístico, com visita a uma quinta do concelho, almoço e visita ao Museu do Vinho.
Programa: almadovinho.pt
10 anos de Porto Wine Day para celebrar a norte
O vinho do Porto volta a ser celebrado no dia 10 de setembro, mas com eventos durante todo o mês. É a 10ª edição do Port Wine Day, promovida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto para celebrar a data em que o Marquês de Pombal instituiu a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, ficando assim regulamentada, em 1756, a mais antiga região demarcada vinícola do mundo – O Douro Vinhateiro. O programa inclui vários momentos, entre os quais uma masterclasse que vai apurar a evolução do Porto Vintage 1994, um dos grandes anos clássicos do século passado. A encerraras comemorações, pela primeira vez, o Mercado do Bolhão será palco da Sunset Party do Port Wine Day promovendo os cocktails com vinho do Porto.
Programa: ivdp.pt
A arte da madeira para conhecer em Paredes
Paredes organiza a primeira edição da Bienal Internacional das Artes em Madeira, um evento que quer ser um marco na celebração das artes e ofícios ligados a esta matéria-prima. Promovida pela autarquia, em conjunto com a ASEP, esta Bienal, que decorrerá de 12 de setembro a 15 de novembro, é uma oportunidade para explorar a riqueza cultural e o legado artesanal que o concelho tem preservado ao longo dos anos. As atividades são gratuitas e destinam-se a todos os públicos. A cidade irá receber uma programação diversificada que inclui exposições, oficinas abertas ao público, roteiros e visitas guiadas a empresas de mobiliário e ao património local, masterclasses, seminários e tertúlias.
Informações: cm-paredes.pt
Arquiteto Álvaro Siza no Museu Soares dos Reis
Dia 12 de setembro inaugura no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, às 18 horas, a exposição “Siza, Câmara Barroca”, que ficará patente até 31 de dezembro. Esta mostra resulta do projeto “Siza Barroco” e encerra a investigação desenvolvida ao longo dos últimos três anos no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A exposição reúne 18 obras do Arquiteto Álvaro Siza, e atravessa diferentes períodos do seu trabalho, estudado pela equipa de investigadores coordenada por José Miguel Rodrigues. As obras selecionadas expõem a afinidade que as composições do autor estabelecem com a “ideia de Barroco”, incidindo em trabalhos iniciados nas décadas de 1970 e 80.
Site: museusoaresdosreis.gov.pt
Estarreja é um museu vivo durante duas semanas
ESTAU é um festival de arte urbana que desde 2016 ocupa as ruas de Estarreja, tranformando-as num museu contemporâneo e vivo. Aqui, a arte urbana dialoga com a cidade, com as pessoas, o património e a natureza, através de murais, instalações, oficinas, filmes, palestras, visitas guiadas, música e muito mais, tudo com a participação de numerosos artistas nacionais e internacionais. Assim, entre 14 e 22 de setembro, estarão presentes os artistas Tellas, de Itália, Sojo, de Espanha, Facio, da Argentina, Jaune, da Bélgica, e os portugueses Barbara R., Tiago Hesp e Bigod. Toda os eventos do festival são de entrada livre.
Programa: cm-estarreja.pt/estau