No Alentejo há azeite novo, azeite em festa
A segunda edição do Festival do Azeite Novo vai acontecer a 6 e 7 de dezembro em Évora, oportunidade para dezenas de produtores da região mostrarem os resultados da mais recente campanha. O programa arranca na manhã de dia 6, no Palácio D. Manuel, com a conferência “Variedades tradicionais de azeitona”. Pela tarde, acontece uma visita de campo aos Olivais do Sul. Ambas as atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória. A 6 e 7, das 9 às 18 horas, o Mercado Municipal de Évora acolhe o Mercadinho do Azeite Novo. No mesmo local, a 7, há workshop e provas de azeite Olival à Mesa, e um showcooking pelo chef André Cabrita. Em simultâneo, diversos pratos focados no azeite alentejano estarão disponíveis em restaurantes da cidade.
Um mercado vimaranense de sabor ibérico
O Mercado em Sezim organiza a respetiva Xmas Edition no fim de semana de 7 e 8 de dezembro. Decorre na Casa de Sezim, em Guimarães, e anuncia a reunião de mais de 50 marcas portuguesas e espanholas de pequena dimensão, provenientes de setores como o vestuário, mercearia, têxtil, casa, flores, decoração, bebida e comida (exemplos: Bordalerias, LGR, Coisa Mais Lindo, Paw it Up, Bluelow, La Romana Galicia). Tem entrada livre e portas abertas entre as 11 e as 19 horas. Além dos expositores, o espaço do evento contém zonas de restauração e entretenimento, que contemplam animação para crianças, atuações ao vivo e um espaço amigo dos animais com trela. O Mercado de Sezim é um evento bianual.
Dezembro só termina em 2025 no Renaissance
As celebrações de Natal e ano novo no Renaissance Porto Lapa Hotel começaram a 1 de dezembro e esticam-se até aos primeiros repastos do ano que vem. A 8, revela-se a Igreja de Gengibre da Lapa, produzida pela equipa de pastelaria do Renaissance, seguindo-se visita guiada à Igreja da Lapa e recital de órgão de tubos. O Primeiro Mercadinho de Natal desta unidade chega a 15. A Ceia de Natal serve-se no dia 24 em L’Égoïste Bar & Restaurant (85 euros por pessoa, bebidas incluídas). No dia de Natal há brunch a partir das 13 horas, a 75 euros por pessoa, também com bebidas incluídas. A Festa de Passagem de Ano inspira-se na Feira de Sevilha, numa maratona que arranca pelas 19 horas, com acompanhamento de performances de dança, solos de guitarra, taconeo e flamenco. O repasto, e tudo o que se segue após a meia-noite, vale 320 euros por pessoa. A refeição inaugural de 2025 chama-se Le Premier Brunch e custa 75 euros por pessoa, bebidas incluídas. Um programa especial de Ano Novo, com uma noite de estadia, jantar e brunch, começa nos 490 euros por pessoa.
Reservas via 229 769 810 ou [email protected]
Assim se saboreia a força do vinho transmontano
Trás-os-Montes em Prova chega ao terceiro capítulo a 7 de dezembro, no Hotel Crowne Plaza, na Invicta. Estão anunciadas mais de 150 referências de vinho em prova, trazidas por 26 produtores: Bago de Ouro, Alto do Joa & Feito de Joa, Casa José Pedro, Casal Faria, Cinética, De Sousa, Encostas de Sonim, Encostas de Vassal, Erbon & Dom Botelho, Flandório, Mabitxo, Maria Gins, Marimbelo, Mont’alegre Vinhos, Ninho da Pita, Palmeirim D’Inglaterra, Persistente, Quinta das Corriças, Quinta do Salvante, Quinta Serra d’Oura & Head Rock, Romano Cunha, Terra Montana & Vinum Flaviae, Terras de Mogadouro, Villela Seca, Vinhas Velhas Mogadouro e Vinho dos Mortos. O Trás-os-Montes em Prova acontece das 15 às 20 horas e tem ingressos a 10 euros, que podem ser adquiridos na Ticketline ou no local do evento.
Maia, capital da ilustração contemporânea
A UIVO – Mostra de Ilustração da Maia, dedicada à divulgação de talento nacional e internacional da ilustração contemporânea, acontece pela 14.ª vez a partir de 7 de dezembro nas Galerias do Fórum da Maia, por ali ficando até 23 de fevereiro de 2025. A mostra deste ano tem como título-mote “Imagens e patologias (?)”, na qual 25 criadores (incluindo Ricardo Gritto, autor da obra acima) exploram a relação da imagem contemporânea com a ilustração analógica, em contraponto com a imagem digital, a manipulação tecnológica e o uso de inteligência artificial. Vê-se de terça a domingo, das 10 às 22 horas. Mostras em espaços públicos, oficinas criativas e um Mercado de Ilustração a 7 e 8 de dezembro são exemplos das muitas outras atividades previstas para a UIVO, cujo programa completo é consultável aqui.