Ciência Viva em Casa: Dezenas de atividades científicas para fazer com as crianças

Na página Ciência Viva em Casa encontra dezenas de experiências e atividades para entreter as crianças em casa. (Fotografia: Freepik)
Ouvir podcasts com curiosidades científicas, treinar como um astronauta e até fazer experiências em família, tudo no conforto do lar. É este o desafio lançado pela Ciência Viva, que disponibilizou na sua plataforma online dezenas de atividades didáticas e educativas para entreter miúdos e graúdos com queda para a ciência.

Os pequenos cientistas lá de casa têm muito com que se divertir nos próximos tempos. Depois de encerrar todos os centros do país, a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica criou uma plataforma online com dezenas de atividades para crianças, famílias e professores, que devem ser postas em prática no conforto do lar. O objetivo é continuar a promover a divulgação científica e permitir o acesso a conteúdos educativos normalmente trabalhados nas salas de aula, para além de ser uma boa forma de entreter os mais pequenos neste período de confinamento.

Entre as propostas da página Ciência Viva em Casa encontram-se sugestões de livros que abordam temas como o mundo dos animais e a origem das espécies, indicados para todas as idades. Existe ainda uma seleção de podcasts com curiosidades de diversas áreas científicas, vídeos, desenhos para colorir e até experiências para fazer com o que houver na dispensa.

Outro dos desafios lançados aos mais pequenos é procurar e identificar fósseis nos parapeitos das janelas, nas soleiras das portas ou na bancada da cozinha, e enviar fotografias do que encontrarem. Esta é uma atividade divertida para fazer em família e que mostra que “a ciência está em todo o lado”, até em casa.

 

# Treinar como um astronauta
Exercitar o corpo e treinar como se estivesse a preparar-se para uma missão espacial é uma forma bem divertida de manter a atividade física durante o período de isolamento, tanto para as crianças como para os adultos. Os exercícios e desafios propostos, como as cambalhotas e os circuitos de agilidade, ajudam a trabalhar a coordenação, o equilíbrio, flexibilidade, resistência e outras capacidades físicas. Os treinos fazem parte do programa educativo “Missão X”, apoiado pela Agência Espacial Europeia (ESA), cujo objetivo é sensibilizar as crianças para a importância da prática de exercício físico e de uma alimentação saudável.

(Fotografia: Freepik)

 

# Um minuto de ciência por dia não sabes o bem que te fazia
Porque é que as vacinas nos protegem? Porque é que o mar é salgado? Quanto tempo resiste um robô em Marte? Nos podcasts da Rádio ZigZag “troca-se a ciência por miúdos e para miúdos” e encontra-se resposta a estas e muitas outras perguntas. Os áudios, de pouco mais de um minuto, explicam de forma simples e apelativa conceitos da biologia, medicina, tecnologia e diversas outras áreas científicas.

 

# A casa é um laboratório
A cozinha, o quarto, a casa de banho e até a varanda, são algumas das divisões da casa que se podem transformar num laboratório com as experiências que a Ciência Viva propõe. Extrair pigmentos naturais de frutos e flores, observar o processo de fermentação do leite ao fazer iogurte ou as alterações químicas de um bolo na caneca, fazer um sabonete artesanal e transformar a varanda numa horta para ver diversas sementes germinar são algumas das sugestões. Para todas estas atividades estão disponíveis protocolos experimentais, que explicam todo o processo passo a passo.

 

Partilhar nas redes
A Ciência Viva convida as famílias a partilharem as suas aventuras científicas nas redes sociais da agência, com fotografias ou vídeos dos treinos e experiências.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend