Ciclovia do Tejo: passeio entre pinheiros e oliveiras rente à água

A ciclovia estende-se por cerca de dois quilómetros. (Fotografia: DR)
Caminhar, correr ou pedalar, fazer exercício físico ao ar livre ou canoagem, e visitar um núcleo museológico - tudo isto é possível no Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa.

A sua principal vantagem é o silêncio, por estar relativamente afastada do centro de Póvoa de Santa Iria, a menos de meia hora do centro de Lisboa. Nesta via pedonal e ciclável com quase dois quilómetros de comprimento, que foi inaugurada no verão do ano passado, caminha-se, corre-se e pedala-se sempre junto ao Tejo, com vegetação rasa ao longo das suas margens e árvores variadas, como pinheiros, palmeiras e oliveiras.

Também é usual ver-se quem aqui passeie o seu cão ou quem se dedique a fotografar as gaivotas que pairam nos cais flutuantes ao longo da ciclovia, onde se reúnem pequenas embarcações atracadas. Ao longo do caminho, é possível avistar-se a Ponte Vasco da Gama, a torre homónima e parte da costa do Parque das Nações.

Este Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa inclui ainda zona lúdica para os mais novos se entreterem e espaços equipados para exercício físico ao ar livre, para além de zona de estacionamento, café com esplanada e possibilidade de se fazer canoagem e remo iniciado.

A arte, de resto, também faz parte do programa. O Núcleo Museológico de Póvoa de Santa Iria, ali situado também, acolhe por estes dias a exposição «Traços do Rio», com fotografias de Miguel Mestre que retratam a ligação do Tejo à pesca e à população local.

Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e Ciclovia do Tejo
Avenida Isidoro Assunção Antunes da Costa
Póvoa de Santa Iria
GPS: 38.8586, -9.0608




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend