Ciclismo: passear à boleia do 2.º Grande Prémio Douro Internacional

Quinta da Côrte, em Tabuaço. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
É com o rio Douro praticamente sempre por perto que segue o 2.º Grande Prémio de Ciclismo do Douro Internacional. A prova velocipédica, organizada pelo “Jornal de Notícias” e pelo jornal “O Jogo” - títulos pertencentes ao Global Media Group -, decorre entre os dias 14 e 17 de julho e tem passagem pelos municípios de Tabuaço, Armamar, Resende e Lamego.

O trajeto destaca-se tanto pela beleza natural da envolvente, repleta de vales e vinhas, como pela dureza da prova que, no último dia, ficará marcada por cinco subidas, desde a Régua até Lamego. Ao todo, contam-se 18 equipas participantes e cerca de 400 quilómetros, divididos em três etapas, a que se junta um contrarrelógio individual. O vencedor da prova do ano passado, o uruguaio Mauricio Moreira, está atualmente na equipa Glassdrive-Q8, que tem como maiores rivais a W52-F.C. Porto e a Efapel. O pelotão completa-se com as formações nacionais do escalão Continental e com as equipas de clube (sub-23).

Aproveitando a boleia da corrida, sugerem-se bons lugares para dormir, comer e passear em cada um dos quatro municípios. Às quintas de enoturismo da região, com piscina e outras valências para desfrutar do tempo quente, juntam-se restaurantes de gastronomia regional (mas não só), e motivos para passear, seja um parque biológico com fauna autóctone, um miradouro com vistas impressionantes, um museu municipal ou umas refrescantes praia fluvial e piscina.

Tabuaço: dos lugares históricos ao cabrito

DORMIR
Quinta da Côrte

(Fotografia: DR)

A piscina infinita é um dos encantos da Quinta da Côrte mas há outros, como as vinhas centenárias, os trilhos e o ambiente rústico com apontamentos de modernidade que se sente no interior da propriedade onde estão os oito quartos. Fazem-se visitas às adegas, provas de vinhos e outras experiências vínicas. Valença do Douro. Tel.: 964536200. Quarto duplo desde 170 euros por noite.

COMER
Adega Regional O Tonel

(Fotografia: DR)

É por um tonel, que assume a função de porta, que se entra nesta casa, aberta em 1996, pelo pai de José Rafael Araújo, atual proprietário. O Tonel é procurado sobretudo pelo cabrito assado, pelo javali estufado e pelo bacalhau alourado, receitas executadas por Ana Carla Araújo, mulher de José.
Rua Cimo do Povo, 1, Adorigo. Tel.: 938810100. Preço médio: 25 euros.

FAZER
Praia Fluvial da Granja do Tedo
Situada na Granja do Tedo, aldeia preservada de Portugal, a praia fluvial encontra-se no centro do jardim histórico da aldeia, alusivo ao amor proibido entre as figuras históricas de D. Tedon e Ardínia. Além da praia, os visitantes podem mergulhar na recente piscina e, por marcação, fazer refeições no bar de apoio. Granja do Tedo.

Armamar: clássicos à mesa e na paisagem

DORMIR
Quinta da Barroca

(Fotografia de Rui Ferreira/Global Imagens)

Dentro dos mais de 26 hectares da Quinta da Barroca cabem 36 acomodações – divididas entre quartos, villas, estúdios e chalés com teto panorâmico -, piscina exterior e sauna, campo de ténis, dois bares e um restaurante, em funcionamento ao jantar. À vinha, junta-se um pomar que dá maçãs, cerejas e nêsperas. Queimada. Tel.: 254850850. Quarto duplo desde 110 euros.

COMER
DOC

(Fotografia de Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Referência incontornável na região para quem procura uma experiência enogastronómica especial, seja na sala envidraçada ou na esplanada sobre o rio. Na cozinha de um dos mais antigos restaurantes do chef Rui Paula, a inspiração é transmontano-duriense, de forte componente contemporânea, e na garrafeira guardam-se mais de 700 referências. Estrada Nacional 222, Folgosa. Tel.: 254858123. Preço médio: 60 euros.

FAZER
Miradouro da Misarela
Encontra-se junto da Igreja Matriz de São Miguel e oferece uma paisagem arrebatadora, preenchida por vales e serras. Dali observa-se a povoação de São Joaninho, encaixada num pequeno vale, o vale do Douro e, ao fundo, a Serra do Marão. Perto, fica a cascata da Misarela.

Resende: as pontes que o vinho faz

DORMIR
Quinta do Outeiro

(Fotografia: DR)

Aqui produz-se vinho, com o rótulo Rocaille, dorme-se em quartos com nomes de castas e proporcionam-se experiências com os olhos nas vinhas e no rio. Há ainda duas casas de campo independentes, três piscinas, jardins com caramanchão e lago, uma capela com painéis centenários e um bosque.
Anreade. Tel.: 254874018. Quarto duplo desde 150 euros por noite.

COMER
Gentleman

(Fotografia de Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Portugal e Itália jogam à mesa deste restaurante, bem no centro do município. Ali, o chef (e proprietário) Idalécio Pereira elaborou uma carta com propostas regionais, caso do anho assado em forno a lenha e da postinha de vitela arouquesa; e de inspiração italiana, como as pizas, risotos e massas. Rua Egas Moniz, 7. Tel.: 254878100. Preço médio: 18 euros.

FAZER
Museu Municipal de Resende

A exposição permanente permite saber mais sobre a cultura e o quotidiano da população do concelho, conhecer vestígios arqueológicos, ver uma réplica de um barco rabelo na sala dedicada ao rio Douro e aprender sobre Edgar Cardoso, engenheiro civil de renome mundial que deixou uma obra significativa no rio Douro. Rua Dr. Amadeu, Sargaço. Tel.: 254877200. Gratuito.

Lamego: uma casa partida cheia de natureza

DORMIR
Quinta da Casa Amarela

(Fotografia: DR)

Este turismo em espaço rural, inserido no Vale de Cambres, é o pilar mais recente de um projeto familiar ligado aos vinhos. Assim o denuncia a envolvente de vinhas, que é a paisagem de quem se refresca na piscina. Por ali, dorme-se em quatro quartos, passeia-se pelo jardim e ainda se conhecem os vinhos da casa na sala de provas. Riobom. Tel.: 254666200. Quarto duplo desde 220 euros por noite.

COMER
Manjar do Douro
Fica a escassos metros do Jardim da Avenida Visconde Guedes Teixeira – o local da partida simbólica da quarta etapa – e serve uma extensa carta baseada na cozinha tradicional portuguesa. Destacam-se as carnes de vitela (arouquesa e maronesa), o rodízio, os pratos de bacalhau, o cabrito, o arroz de marisco e as diversas opções vegetarianas. Avenida Dr. Alfredo Sousa, 43. Tel.: 254611285. Preço médio: 20 euros.

FAZER
Parque Biológico da Serra das Meadas

(Fotografia de Rui Ferreira/Global Imagens)

Cerca de 50 hectares compõem este parque biológico, onde habitam mais de 200 animais de dezenas de espécies. Gralhas, raposas, mochos galegos, javalis, burros, corvos, milhafres e veados conhecem-se percorrendo trilhos sinalizados. Serra das Meadas. Entrada: 3 euros. Dos 4 aos 17 anos, 2 euros. Grátis até aos 3 anos.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend