Chefs Michelin e novas promessas vão cozinhar nas ruas de Portimão – a preço acessível

Congresso dos Cozinheiros de volta para refletir sobre saúde mental e pandemia
Henrique Sá Pessoa. (Fotografia: DR)
A primeira edição do festival Arrebita Portimão, que acontece este fim-de-semana, leva às ruas da cidade algarvia mais de 30 chefs - reconhecidos e novas promessas - que irão cozinhar produto nacional e local a preços acessíveis.

Três dias, mais de 13 horas a cozinhar, três ruas e a participação de 32 chefs, entre jovens promessas da gastronomia nacional e nomes consagrados que já conquistaram estrelas Michelin para os seus restaurantes. Este fim de semana, esta será a matemática pelas ruas de Portimão, com a chegada da primeira edição do Arrebita Portimão, um festival gastronómico que vai trazer novos sabores e vida às ruas desta cidade algarvia, com entrada gratuita. O objetivo é estimular a economia, o comércio e o turismo locais, uma missão mais importante e urgente do que nunca, face às óbvias e naturais consequências da pandemia que tem marcado este ano e abalado a restauração e turismo.

Entre os dias 21 e 23, de sexta-feira até domingo, dezenas de chefs vão cozinhar e servir, em vários espaços de três artérias do centro de Portimão (Alameda da Praça da República, Rua do Comércio e Rua Vasco da Gama), street food em modo grab & go, com pratos e petiscos em conta, com preços democráticos a oscilar entre os cinco e os oito euros, todos focados no produto português e, sempre que possível, algarvio. Durante os três dias, o festival organizado pela Amuse Bouche decorre entre as 19h e as 23h30, por lojas selecionadas destas três artérias.

Parte do cartaz fazem alguns dos nomes reconhecidos da cozinha portuguesa, inclusive figuras que já trouxeram estrelas Michelin para os seus espaços, como Henrique Sá Pessoa, do Alma; Tiago Bonito, do Largo do Paço, na Casa da Calçada; e Rui Silvestre, do Vistas. A estas juntam-se nomes como André Lança Cordeiro (Essencial), Filipe Rodrigues (Taberna do Mar), Hugo Brito (Boi-Cavalo), Luís Gaspar (Sala de Corte), Moisés Franco (Zazah), Napoleão Valente (Pabe), Maurício Vale (Soi) e Vítor Hugo (ex-Peixola).

O cartaz do Arrebita Portimão.

A nova geração fica representada com a participação de chefs como Pedro Abril (Chapitô à Mesa), Vítor Adão (Plano), Bernardo Agrela (East Mambo), Filipe Ramalho (Basilii, Torre de Palma Wine Hotel), Diogo Noronha (ex-Pesca), Carlos Teixeira (Herdade do Esporão), e o Algarve, claro está, também dá a conhecer os seus petiscos e pratos, pelas mãos de chefs algarvios (ou a trabalhar na região) como Rui Sequeira (Alameda, Faro), Emídio Freire (Faina, Portimão), Francisco Barbosa (The Elska Kitchen, Aljezur), João Marreiros (Loki, Portimão), Leandro Araújo (Cafezique, Loulé), Marco Morais (F, Portimão) e Hagmitt Almeida (Polvo & Companhia, Santa Luzia).

A primeira edição do Arrebita Portimão será feita de acordo com as devidas regras de segurança, com lotação limitada em cada recinto – 40 pessoas em permanência em cada uma das ruas, exceto o staff – e a degustação dos pratos a ter que ser feita fora do recinto, para criar uma maior rotatividade circulação.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend