Chef Vítor Sobral dá seis dicas de como cozinhar bacalhau

O chef Vítor Sobral no seu restaurante Tasca da Esquina. (Fotografia de Pedro Rocha/GI)
Confira as dicas para cozinhar bacalhau do chef Vítor Sobral, autor ou coator de mais de duas dezenas de livros de cozinha, entre eles “As Minhas Receitas de Bacalhau” (2012), escrito depois de o chef visitar a Noruega.

1. Cozer o bacalhau
“A melhor forma de cozer o bacalhau do Natal é colocá-lo no forno com um fio de azeite e alho. Tapá-lo e deixá-lo no forno a 150 graus durante 20 e 25 minutos. Assim, ele coze com a própria água e o azeite conduz o calor”.

2. Conseguir uma crosta
“Cozer o bacalhau durante 15 minutos, retirar do tabuleiro, pôr numa travessa com um fio de azeite e pôr broa ralada por cima. Pôr no forno com a função grill”.

3. Usar leite ajuda?
“Não acho que o leite traga grandes vantagens ao bacalhau. Na demolha, o que melhora bastante é a água fria. Faz diferença porque a carne do bacalhau fica mais dura, mais densa, e isso é melhor”.

4. Como aproveitar sobras
“Lascar o bacalhau sobrante e fazer pataniscas”.

5. O azeite certo
“Sempre que fazemos bacalhau, o alho e o louro combinam bem. E o melhor azeite virgem extra para fazer bacalhau é um azeite doce, de azeitonas maduras. Com azeite muito verde o bacalhau não fica tão bem”.

6.Cada parte, cada demolha
“Quando se corta, não se pode cortar na horizontal, mas na diagonal. As abas, o rabo e os lombos têm tempos diferentes de demolha e a melhor forma de demolhar é em água fria. Se for um lombo alto, precisa de três dias e meio a quatro dias”.

 

Sobre o chef Vítor Sobral

Vítor Sobral tem mais de 30 anos de currículo e mais de duas dezenas de livros em que é autor ou coautor. Um deles dá pelo título “As Minhas Receitas de Bacalhau” (2012) e foi escrito depois de o chef visitar a Noruega. A obra venceu, inclusive, o prémio Gourmand International Cookbooks Award 2013 em Portugal e no Brasil. Relacionado com o assunto, também o livro “Vítor Sobral com os Azeites”, com mais de 130 receitas, pode ser uma boa ajuda. Conheça as dicas do chef para cozinhar bacalhau da melhor maneira.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend