Centro: areais extensos, desportos náuticos e a bandeira azul mais antiga do Mundo

A Figueira da Foz tem cerca de 30 quilómetros de costa e extensos areais, sobretudo na zona urbana. Na imagem, a Praia do Relógio. Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens
Só as praias da Figueira da Foz têm capacidade para mais de 50 mil pessoas. Na Nazaré, cabem 17 mil. E no Centro há outros areais suficientemente extensos para que se aprecie a praia em segurança - um deles tem a bandeira azul mais antiga do Mundo.

#1 – Praia da Barra: desportos de ondas e o farol mais alto

A Praia da Barra, em Ílhavo, convida à prática de surf, windsurf e outros desportos, tem uma grande extensão de areia fina, servida por passadiços, e o farol mais alto de Portugal. Há ainda a tripa e a bolacha americana, a tornar mais doce o cenário. CF

A paisagem da Praia da Barra, em Ílhavo, não seria a mesma sem aquele que é o farol mais alto de Portugal. Este equipamento militar, que tem 62 metros e está 66 metros acima do nível médio das águas do mar, costumava receber visitas semanais gratuitas (o esforço de subir 288 degraus era compensado pela vista), mas a pandemia suspendeu-as por tempo indeterminado. Agora é do exterior que se admira o Farol da Barra, em funcionamento desde 1893, embora o projeto inicial seja de 1879. Quando foi construído, era o sexto maior do Mundo em alvenaria de pedra, e continua entre os mais altos do globo.

Aquela construção é só um dos atrativos da Barra, praia acessível e com bandeira azul, que, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, pode acolher 11.800 banhistas em simultâneo. Outros são elencados por Marta Correia, do bar Makai: elogia a beleza da praia, a areia fina, a tranquilidade, mesmo estando tão perto da cidade de Aveiro, e as condições para a prática de desportos de ondas e vento, como surf, windsurf ou kitesurf (há escolas nas imediações).

“Vê-se mais malta a fazer surf; se calhar, por não se querer meter num ginásio”, devido à pandemia, observa, por seu lado, Zé Pedro Gomes, do restaurante Barba Azul, que já era praticante. Distribuídos pela praia estão vários bares onde comer e beber, mas muitas pessoas guardam-se para os quiosques com tripas e bolacha americana à saída – doces tão sedutores como os dias de sol e mar.

 

COMER

Barba Azul

Sushi de fusão ou tradicional. No restaurante Barba Azul, o cliente é que escolhe – vantagens de o espaço não ser muito grande, comentam os responsáveis pela casa, António Pedro Gaioso e Zé Pedro Gomes. A ementa inclui entradas como camarão com amêndoa ou sunomono (salada de fatias finas de pepino marinadas em vinagre de arroz) e os menus Barba Azul, com 15, 20, 25 ou 30 peças de sushi e sashimi, entre outras especialidades. Para quem torce o nariz à comida japonesa, há pratos alternativos, como pregos, noodles ou lombinho de salmão. Mantém-se o serviço diário de takeaway e a sala volta a receber clientes de segunda a sexta.

Avenida Fernão de Magalhães, 168, Praia da Barra, Ílhavo
Tel.: 935743167
Web: facebook.com/barbaazul.sushihouse
Das 12h30 às 14h30 e das 19h30 às 22h30. Não encerra.
Preço médio: 20 euros. Taxa de entrega (em Ílhavo e Aveiro): 3 euros.

 

BEBER

Makai

“Não é água com açúcar que acalma… é água com sal e areia (e muito sol)”, lê-se à entrada do Makai, o bar que Sandro Costa e Marta Correia conservam, pelo terceiro verão consecutivo, junto aos passadiços da Praia da Barra. O casal, que antes teve um pequeno bar na areia, decidiu apostar num espaço maior, cuja estrutura lembrasse os palheiros da região, e muito aberto, para cultivar a proximidade com os clientes. A oferta inclui cocktails, sangrias e refeições ligeiras, como saladas, sandes, tostas ou hambúrgueres. As mais requisitadas são a salada de camarão (8 euros) e a tosta Makai, em pão de focaccia com azeitonas e alecrim (7 euros). Falta só Sandro explicar o nome: Makai, em havaiano, significa “em direção ao mar”.

Praia da Barra, Ílhavo
Web: instagram.com/makai_praia_da_barra
Das 10h às 23h. Não encerra.

 

COMPRAR

Dunas Store

Paredes cobertas de chinelos, biquínis e fatos de banho de múltiplas cores, aplicações e feitos, alguns com proteção contra o sol e o cloro. Eis o que salta à vista nesta loja, onde não faltam outros artigos úteis na praia, como toalhas ou cestas, para mulher, homem e criança. Na Dunas Store, aberta entre abril e outubro, estão representadas diversas marcas internacionais, como Havaianas, Ipanema e Paez, no calçado; ou Cia Marítima, Phax e Maaji, na roupa de banho. Nem faltam peças de “couture”, cheias de pormenores, como as da Banana Moon. E as partes de cima e de baixo podem ser combinadas a gosto.

Avenida João Corte Real, Ílhavo
Tel.: 914633787
Web: facebook.com/dunastorepraiadabarra
Das 10h às 23h. Não encerra.
Preços: chinelos desde 15,90 euros; biquínis desde 45 euros; fatos de banho desde 50 euros.

 

Novo bar

Sétimo Beach Club é como se chama o novo bar/restaurante da Praia da Barra, um edifício dominado por vidro e madeira, de estrutura circular e com uma esplanada de pés na areia no centro. Das 10h às 21h. Não encerra.

 

#2 – Figueira da Foz: extensos areais entre serra, mar e rio

Praias onde cabem mais de 50 mil pessoas, respeitando o distanciamento social, e uma riqueza paisagística que combina serra, mar, rio e salinas. Eis alguns trunfos deste concelho do Baixo Mondego com cerca de 30 quilómetros de costa e opções para diversos gostos. CF

Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

É uma estância balnear famosa desde o fim século XIX, e chegou a ser destino de férias da aristocracia. A Figueira da Foz tem cerca de 30 quilómetros de costa e extensos areais, sobretudo na zona urbana, o que se revela uma vantagem, em tempo de pandemia. Nas suas praias cabem, por estes dias, 51.200 pessoas em simultâneo, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente. Um dos cartões-de-visita é a Praia da Torre do Relógio – ou da Claridade -, que é atravessada por passadiços com zonas de descanso e ciclovias (há um sistema de bicicletas partilhadas, as figas). Quem ali for encontra ainda campos desportivos, bares e outras estruturas de apoio, bandeira azul e bandeira de praia acessível.

“Mais que a extensão do areal, temos água de excelente qualidade e um espaço onde fazer praia em segurança”, defende o presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, acrescentando que na Figueira da Foz há nove praias com bandeira azul e 68 nadadores-salvadores a postos. O autarca assinala ainda a diversidade paisagística do concelho, que conjuga serra, mar, rio, salinas e “um património único”: os campos do Mondego, onde “nunca deixou de se cultivar arroz”.

“A Figueira tem tudo! Em segurança” é, justamente, o mote de uma campanha entretanto lançada pelo município. Só no que toca às praias, existem opções para muitos gostos. Tanto se pode praticar surf no Cabedelo como tomar banho entre rochas que guardam estrelas-do-mar e outros tesouros, quando a maré baixa, em Buarcos.

 

COMER

Emanha Geladaria

No verão, há quem almoce gelado na Emanha, até porque há taças e pratos que ganham robustez com crepes, waffles e frutas, conta Patrícia Nogueira, uma das responsáveis por esta geladaria com fabrico artesanal certificado e várias distinções no currículo. O negócio foi fundado, há 40 anos, pelo pai, Américo Nogueira – que lhe deu o nome da localidade angolana de onde viera com a família, aquando da independência -, e cresceu aberto a parcerias e inovações. Hoje, os seus dois espaços vendem gelados de aproximadamente 60 sabores, que vão variando, e alguns deles exclusivos, como os de Licor Beirão ou kefir com algas. Entre as novidades contam-se os gelados de tapioca, aveia e chocolate e, ainda neste ano, melancia. Os valores começam em 2,35 euros (uma bola).

Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

Emanha 1
Avenida 25 de Abril, 62, Figueira da Foz
Tel.: 233426567
Web: emanha.pt
Das 12h às 23h (sábado e domingo abre às 10h). Não encerra.

Emanha 2
Esplanada A. Silva Guimarães, 7, Figueira da Foz
Tel.: 233402860
Das 8h às 23h. Não encerra.

 

COMPRAR

Livraria Miguel de Carvalho

De fora não aparenta, mas a Livraria Miguel de Carvalho acomoda perto de 45 mil volumes, na sua maioria livros raros e antigos, e também alguns títulos novos de editoras independentes, incluindo a sua Debout Sur l’Oeuf (DSO). Os clientes deste livreiro antiquário que durante anos teve porta aberta em Coimbra podem circular pelos corredores cheios de livros de áreas tão diversas como filosofia, poesia ou botânica, com preços desde 5 euros. Mas Miguel (na fotografia) também vende online e faz questão de personalizar cada encomenda ajustando os selos ao destinatário. Por exemplo, escolhendo selos com o bolo de Ançã para um cliente dessa localidade. “Temos de combater a formatação”, sustenta.

Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

Rua de “O Figueirense”, 12-14, Figueira da Foz
Tel.: 968079282
Web: livro-antigo.com
Segunda a sexta, das 11h às 13h30 e das 16h às 19h. Sábado e domingo, por marcação.

 

BEBER

Casa Havanesa

A Casa Havanesa, nascida em 1885, é dos estabelecimentos comerciais mais antigos da cidade: já foi tabacaria, drogaria, casa de fotografia, livraria, e agora funciona como restaurante e bar, mantendo o imponente mobiliário de origem. Serve bebidas diversas, com destaque para o gin (há cerca de 70 diferentes) e o rum (30 referências), e aposta na comida típica portuguesa, da feijoada de búzios à sopa de peixe – “a segunda melhor do Mundo, porque a primeira é a que a vossa mãe faz”. A conclusão bem humorada é de Anabela Santos, que, com o irmão Bruno, conduz os destinos do lugar.

Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

Rua Cândido dos Reis, 89, Figueira da Foz
Tel.: 964555461
Web: casahavanesa.com
Das 12h às 23h. Não encerra.
Preço médio: 20 euros; gins desde 5 euros; runs desde 4,50 euros.

 

Guarda-sóis na avenida

Neste ano, a autarquia pôs guarda-sóis às riscas e cadeiras de uso livre na Avenida 25 de Abril, em frente ao Grande Hotel da Figueira da Foz. A recuperação deste costume “veio trazer cor e reavivar memórias”, refere o presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro.

Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

 

#3 – Nazaré: a praia onde há um ponto de encontro

Cantautores imortalizaram o areal, fotógrafos internacionais levaram-no para fora de Portugal. Em tempo de pandemia, com um limite de 17100 pessoas, continua a ser um dos maiores do país. PSL

Do miradouro do Suberco, no Sítio, avistam-se os longos areais da Nazaré.
Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

Quando, no final da década de 1970, o músico Fernando Pedro fez sair em disco o tema “Mulher da Nazaré”, o areal da vila tornou-se, também na música, património nacional. Na rádio, tornou-se tão popular, que um país inteiro cantava o primeiro verso de cor: “Mulher de Nazaré/quando pisas o areal…” andava de boca em boca, como se então se descobrisse, outra vez, o encanto daquela vila piscatória.

Mas o extenso areal (tal como o mar, a faina e a arte xávega) há muito que saltara a fronteira. A internacionalização começara nos anos 1960, graças às fotografias de Paul Girol. Porém, haveriam de passar muitos anos até que o nome da vila eclodisse lá fora – e não por causa da volta da pesca, na faina do mar. O grande responsável foi o surfista Garrett McNamara, que inscreveu a onda gigante da praia do Norte no “Guinness”, em 2011.

No areal da praia da vila cabem este ano 17100 pessoas, número que, parecendo elevado, fica muito aquém do registo de anos passados. Não admira que gerações sucessivas tenham na famosa bola da Nívea um ponto de encontro, tal é o tamanho da praia. A este juntam-se outros dois areais igualmente extensos: a praia do Norte (das ondas), e a do Salgado, no mesmo concelho.

 

FICAR

Magic Hotel

Uma coleção de desenhos da revista Burda decora as paredes de uma das salas do Magic Hotel. Os quartos dividem-se por temas da Nazaré e, em alguns deles, é possível alojar famílias de até seis pessoas, em regime de aparthotel.

Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

Rua Mouzinho de Albuquerque, 58
Tel: 262569040.
Web: hotelmagic.pt.
Preços: desde 55 euros, época baixa; 120 euros, época alta

 

COMER

Taberna da Praia

Vale a pena experimentar alguns petiscos de entrada, como o polvo frito panado ou os rolinhos de salmão e camarão, com alho-francês ripado. O mesmo acontece com o clássico peixe-galo frito, acompanhado de açorda.

Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

Avenida da República, 28
Tel: 928053261
Web: facebook.com/Tabernadapraianazare
Das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30. Não encerra.
Preço médio: 20 euros.

 

VISITAR

Ascensor da Nazaré

Inaugurado a 28 de julho de 1889, o ascensor da Nazaré consegue atualmente vencer em largos números os equipamentos similares de Santa Justa, em Lisboa, ou de Guindais, no Porto.

Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

Todos os dias, das 7h30 às 24h (ate 30 de setembro), e das 7h30 às 20h30 (de 1 outubro a 30 de maio)
Preço: 1,50 euros (crianças, 1 euro)

 

#4 – Praia de Mira: a bandeira azul mais antiga do Mundo

Além do amplo areal, com um potencial de ocupação de 11.200 pessoas (números da APA), a Praia de Mira tem a bandeira azul mais antiga do Mundo: exibe-a há 34 anos seguidos. Esta estância balnear, no território da Gândara, mantém viva a arte xávega e tem mais para ver em redor: das lagoas à ria, passando pelos campos e pinhais, a conhecer a pé ou de bicicleta. CF




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend