A poucos dias de sábado, 11, intensificam-se os preparativos para o “primeiro grande evento” da associação D’Olho Eventos, sediada no Cartaxo, em prol da angariação de fundos e bens para os refúgios animais locais APAAC, Refúgio Animal Angels e Tico e Teco ALPCAA. Depois de um primeiro ensaio o ano passado no bar/espaço cultural Fuzz, no Cartaxo, que atraiu um milhar de pessoas, a organização – que agora tem o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo – espera ultrapassar aquela fasquia, estendendo o evento à Ode Winery, uma adega localizada no centro de Vila Chã de Ourique, no concelho.
“O intuito é sensibilizar a população para a causa animal, que envolve muitas questões, como adotar em vez de comprar, libertar os animais das correntes e tratar todos com amor, seja um cão, um gato, um porco ou um touro. Todos, sem distinções”, começa por explicar a presidente da associação, Bunny O’ Williams. Já Cláudia Cravo, vice-presidente, lembra que “não há necessidade de maltratamos os animais”, aludindo à alimentação vegana que cada um pode adotar. Na ótica da associação, diz ainda, o evento surge numa altura em que “é preciso reavivar o associativismo”, mobilizando associações de animais e culturais do Cartaxo.
Com efeito, a D’Olho convocou as associações ribatejanas Cartaxo Sessions, Colectivo Ponte e Febre Amarela para trabalharem em conjunto. O Fuzzão! Ão! Ão! fará a ponte entre Vila Chã de Ourique e o Cartaxo através de duas etapas: a primeira, de um almoço solidário vegano, cozinhado pelo chef Danilo Moreira, na Ode Winery (com menu escolhido à carta e vinhos ali produzidos), “musicado analogicamente por uma cuidada seleção de DJs”; e a segunda, no Fuzz, com uma quermesse, música ao vivo, doces e salgados caseiros a cargo da Casinha das Delícias e bebidas. “Muitos artistas estão a doar-nos CDs, vinis, prints e outros objetos para serem rifados a um euro”, diz.
Entre os dois espaços, a organização contará com 40 DJ Sets, com nomes como Samuel Úria, Nelson Makossa, Katari Heavy Machinery, Photonz, e com a especial celebração dos 15 anos do coletivo de DJs Twisted Sisters e um concerto da banda Cows Caos, cuja vocalista viajará a partir de Inglaterra. Haverá música ao dia inteiro, até às três horas da manhã, e antes, jantar vegano no Fuzz, a oito euros, cuja receita reverterá diretamente, na totalidade, para ajudar os três refúgios. Já quem quiser fazer “match” com algum cão ou gato candidato a adoção nas instituições poderá fazê-lo durante o evento, acrescenta Cláudia Cravo, expectante com uma forte adesão.
A D’Olho informa ainda que o turismo rural Casal de Santana “faz uma atenção especial” a quem pretender pernoitar perto do local. A entrada é gratuita e, segundo a associação, em ambos os espaços são bem-vindas doações de ração seca e patés de gato e cão adulto, sénior e bébé; comida para cavalos; comida para pombos; arroz e massa; areia para gatos; resguardos; toalhitas; detergente de máquina; detergentes de limpeza; lixívia; sacos do lixo grandes; mantas, cobertores, tapetes e carpetes; álcool, água oxigenada, Betadine, Bepanthene e compressas; e medicamentos: Actidox (Ronaxan), Penamox, Baytril, Veraflox, Amoxicilina ± ácido clavulanico em comprimido, Zytrimax xarope pediátrico e comprimido adulto, lepicortinolo.
Bunny O’ Williams revela que, na Ode Winery, 10% do total de vendas reverterá a favor das três instituições ajudadas, sendo que no Fuzz, o valor angariado na quermesse reverterá a 100%, assim como o da feijoada vegana. No caso da Casinha das Delícias, 50% do valor será destinado ao mesmo fim. “As pessoas poderão optar por pagar em dinheiro ou fazer a doação direta para os refúgios por MBway” e “todos os artistas irão trabalhar pro bono”, refere ainda. “A contribuição do Fuzz partirá por cobrir todas as despesas logísticas que este evento acarreta”.
Consulte, abaixo, o cartaz do evento.