Caretos de Podence já são Património da Humanidade

Fotografia: Rui Manuel Ferreira/Global Imagens
O Carnaval de Podence, também conhecido por Entrudo Chocalheiro, celebrado em Macedo de Cavaleiros, foi hoje reconhecidas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A partir de hoje, os Caretos de Podence, uma aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, são Património Cultural Imateral da Humanidade. A decisão foi conhecida esta tarde, no decurso da 14ª Reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial que decorre em Bogotá, na Colômbia.


6 carnavais de tradição a visitar


Orgulhoso, Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, reconhece que, apesar do apoio total do Município, “o mérito de todo o trabalho é de quem não deixou morrer uma tradição secular em Podence e de quem compilou todas as informações necessárias para entregar uma candidatura que a própria UNESCO veio a classificar como exemplar”. O autarca acrescenta ainda que “com a classificação do Entrudo Chocalheiro como Património da Humanidade tudo devemos fazer para preservar e fortalecer uma tradição única no nosso território, mantendo aquela que é a essência das festividades de Inverno”.


Bragança: terra de tons quentes e sabores genuínos


Os coloridos caretos, cuja origem se perde no tempo, animam a aldeia no Entrudo Chocalheiro, nos dias 2 e 5 de março. Os caretos (só homens) saem à rua para “chocalhar as mulheres”, nesta festa de raízes pagãs. Bater nas nádegas femininas com os chocalhos que os caretos levam à cintura é um ritual de fertilidade e, assinala, também, o início da primavera. Estima-se que a festa atraia 15 mil pessoas à aldeia habitada por 200 pessoas.

Para dia 15, domingo, a autarquia está preparar uma receção aos Caretos de Podence, nos Paços do Concelho.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend