Câmara de Matosinhos oferece árvores a quem tenha quintal ou jardim

Câmara de Matosinhos oferece árvores a quem tenha quintal ou jardim
O loureiro é uma das espécies disponíveis. (Foto: Pixabay)
A autarquia de Matosinhos vai oferecer árvores e arbustos autóctones, como medronheiros e loureiros, a quem tenha quintal ou jardim em casa. O objetivo é estender a flora nativa pela região.

“Árvores pequenas procuram proprietário com coração grande”. É esta a nova campanha da Câmara Municipal de Matosinhos, que vai oferecer árvores e arbustos autóctones, de pequena dimensão, a quem tenha um quintal ou jardim em casa. A iniciativa verde, explica a autarquia no seu site, “visa a promoção e criação de bosques nativos na região”.

As inscrições para esta campanha, enquadrada nos objetivos do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, para contribuir para o restauro ecológico e valorização deste vale, já se encontram abertas. Para que qualquer família ou empresa receba gratuitamente duas árvores ou arbustos em casa, para serem plantadas no seu jardim ou quintal, basta consultar o regulamento e inscrever-se de forma simples e rápida através deste site.

As candidaturas estão disponíveis até dia 4 de março e o resultado dos vencedores será divulgado pela autarquia a 18 do mesmo mês. Entre as espécies disponíveis estão a gilbardeira (Ruscus aculeatus), o medronheiro (Arbutus unedo), a murta (Myrtus communis), o lódão-bastardo (Celtis australis), o loureiro (Laurus nobilis) e o pilriteiro (Crataegus monogyna).

O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça integra o Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do Vale do Leça, no qual são produzidas plantas nativas para esta bacia hidrográfica. Esta campanha contribui para os objetivos do FUTURO – o projeto que tem como missão plantar 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend