Cabo do Mundo: acelerar no primeiro kartódromo permanente

(Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens)
É um dos kartódromos mais antigos do país, tendo sido rampa de lançamento de vários pilotos de automobilismo. Na pista cabem quilómetros de adrenalina, em karts para adultos e miúdos a partir dos sete anos.

Quem é adepto de karting, é quase certo já ter passado pelo Kartódromo do Cabo do Mundo, uma referência na modalidade. Foi em Perafita, mesmo em frente à praia, que há 43 anos o piloto, e impulsionador do karting em Portugal, Luís Figueiredo e Silva, juntamente com dois amigos, inaugurou este kartódromo ao ar livre, “o primeiro permanente do país”, recorda Paulo Duarte, atual responsável. Hoje gerido pelo filho de Luís, Filipe Figueiredo e Silva, o kartódromo conta com uma pista de 980 metros de perímetro, por onde deslizaram nomes conhecidos como Pedro Lamy, Pedro Matos Chaves, João Barbosa e, mais recentemente, Álvaro Parente e António Félix da Costa. Porque andar de karting é “muito desgastante física e mentalmente”, e exige elevada concentração, “miúdos que andem bem com seis ou sete anos, futuramente serão bons condutores”, o que explica, em parte, o grande número de pilotos de automobilismo que deu os primeiros passos no karting.

Apesar de haver uma escola amadora, o kartódromo está agora mais virado para o lazer, devido à envolvente habitacional. E a pista abre sempre, faça chuva ou faça sol, para quem ali quer acelerar e desanuviar um pouco da rotina dos dias. Foi o que aconteceu com os amigos Jorge Monteiro e António Rodrigues, e os respetivos filhos, naturais de Gondomar. É primeira vez que ali vão desde o desconfinamento e confessam que já tinham saudades, até porque costumam andar de karting duas vezes por ano. São seduzidos pela “adrenalina, o convívio e a disputa boa”, e já está estabelecido que quem fica com o pior tempo “paga o lanche”.

De resto, não há pódios nem champanhe, e aquilo que importa é passar um bom momento “sem se preocupar com a velocidade que se vai atingir”. Paulo recomenda fazer uma primeira volta para conhecer a pista e a máquina, ter uma postura mais defensiva no início e estar atento às ultrapassagens.

Da frota fazem parte 55 karts, entre eles os Sodi GT5, de 270cc, que chegam aos 70km/h. São de uso diário e podem ser conduzidos a partir dos 12 anos. Já os CRG Centurion, com 390cc, mais caros, estão reservados para grupos com um mínimo de 12 pessoas, sendo os que atingem a velocidade mais elevada – 85 km/h. Miúdos dos 7 aos 12 anos aceleram até 40 km/h, nos CRG Centurion Mini, com 120cc, mas se a vontade for de ir ao lado de um adulto, também é possível, graças ao kart de dois lugares.

Quanto à higiene, os karts são limpos após cada utilização e o capacetes desinfetados com uma vaporizadora industrial, e colocados na cabeça por cima de uma balaclava descartável. Depois, é só acelerar.

CABO DO MUNDO CUP
É uma competição amadora que se faz ao longo de sete provas durante o ano. A primeira já aconteceu, e a segunda está agendada para 22 de maio. As seguintes realizam-se até novembro (com exceção de agosto). As inscrições custam 40 euros. Dois euros revertem para instituições de solidariedade.

Onde comer
Santos – que é como quem diz hambúrgueres artesanais – de novilho, frango, leitão, salmão, alheira ou de vegetais, e ainda quatro saladas, compõem a carta do Santo Burga, em frente à praia de Leça da Palmeira.

O que visitar
A Casa da Arquitectura reabriu com a exposição “Arquigrafias. Guido Guidi e Álvaro Siza”, com curadoria de Paula Pinto e Joaquim Moren. A mostra reúne 97 imagens do fotógrafo italiano Guido Guidi, que apontou a câmara a obras do arquiteto, no Porto, em Matosinhos e em Lisboa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend