Bragança: esta mercearia tem castanha em todas as formas

É mercearia de produtos feitos à base de castanha, um café de especialidades e ainda um centro interpretativo deste saboroso fruto transmontano. De portas temporariamente fechadas, a Marron acaba de abrir a sua loja online, onde se pode encomendar para todo o país (e fora dele).

A Marron – Oficina da Castanha fica no centro de Bragança e é uma mercearia especializada em castanha, uma cafetaria e um centro interpretativo onde se pode aprender muito sobre este versátil e saboroso produto transmontano. Com o surto da Covid-19, porém, o espaço fechou portas e estreou há dias um projeto que as circunstâncias acabaram por empurrar para a frente: uma loja online que faz entregas, para Portugal e para o estrangeiro, de dezenas de iguarias feitas com castanhas e seus derivados.

O fundador desta mercearia, que abriu há um ano no centro daquela cidade, é João Campos, um ex-jornalista que decidiu dedicar-se a promover este fruto da sua terra, cujo potencial considerava desaproveitado. Na loja online, encontra uma montra com doces e compotas, dois licores e cerveja artesanal, padaria e pastelaria, infusões, cremes salgados (com pimentos ou beterraba e castanha), bombons e chocolates.

Há ainda farinha e vinagre balsâmico com castanha e um produto gourmet que tem feito sucesso, principalmente entre os estrangeiros: a castanha glacé. Muitos destes produtos foram criados por iniciativa de João, que estimulou, por exemplo, a produção de doces e biscoitos. “Nunca percebi porque é que não se faziam mais bolachas e biscoitos de um fruto tão rico como a castanha”, referiu o dono da Marron.

Na prateleira, encontra pão, bolo, bolachas, madalenas e tartes, tudo com castanha, e algumas delícias para momentos gulosos, como castanha em calda e em vinho do Porto ou queijos com castanha. Há ainda, claro, castanhas em preparados básicos: cozida, seca (pilada) e em farinha. E como o tempo ainda está de feição, pode contar com três infusões à base de folha de castanheiro.

Fotografia: DR

Cervejas e licores

São sete as referências de cerveja artesanal com castanha que pode encontrar na Marron. Entre marcas de transmontanas e espanholas. Há ainda dois licores de marca própria, um deles cremoso.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend