Bons cenários para namorar ao pôr do sol a Norte

Lavadores, Vila Nova de Gaia (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
Paisagens arrebatadoras, com fundos de mar e rio, ou até de ambos, a engolir o sol lentamente, em espectáculos de dourados, laranjas, púrpuras e fogo. Seja no alto de um edifício ou no cimo de um promontório, ou na margem de um rio junto à estrada, ou ainda em estruturas criadas para honrar a cultura, inspire-se nestas sugestões para planear um momento bonito no Dia dos Namorados.

FOZ DO MINHO | Caminha
Um espetáculo de parar o trânsito
No extremo Norte de Portugal, com a Galiza na outra margem, ver o sol esconder-se no mar a partir da marginal do rio Minho, é um espetáculo para guardar na gaveta das boas memórias. Texto de Ana Peixoto Fernandes

Dê a mão à sua cara-metade ou abrace a sua solitude e prepara-se para assistir a uma belo espetáculo numa paisagem única. O pôr-do-sol na foz do rio Minho em Caminha faz literalmente parar o trânsito. Situada junto à Estrada Nacional, em plena marginal daquela vila minhota, a desembocadura do rio serve diariamente finais de dia coloridos dignos de postal. É comum ver carros encostados e os seus ocupantes a fotografar a vista. Dos tons de vermelho aos laranja, dos rosa aos violetas, o sol quando se põe para lá do monte de Santa Tecla, em A Guarda, na margem espanhola, e do mar, deixa o seu esplendor espelhado nas águas onde repousam barcos de pesca. O cenário pode ser apreciado tanto da estrada, a partir de Seixas, como dos muitos miradouros da localidade e até dos quartos e restaurante do hotel Porta do Sol.

Foz do Minho, Caminha (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

 

# Restaurante Foz do Minho
O restaurante Foz do Minho, que tem no próprio nome a sua localização, é um dos sítios onde se pode fazer uma refeição enquanto se aprecia o rio e as suas belezas. Tem como especialidades, o bacalhau à Foz do Minho, arroz de marisco e robalo.

Lugar do Esteiró, Caminha
Tel.: 258921784
Das 12h às 22h. Encerra à quarta-feira à noite e quinta-feira
Preço médio: 20 euros

# Hotel Porta do Sol
Situado à entrada de Caminha, junto à foz, de frente para o rio Minho, o Hotel Porta do Sol (4 estrelas superior) tem como um dos seus pontos fortes a vista sobre o espelho de água, e as praias e o monte de Santa Tecla, na margem espanhola. Possui 92 quartos duplos, 3 quartos familiares, 1 suíte júnior com varanda , 4 suítes master com jacuzzi. e ainda um spa.

Avenida Dr. Dantas Carneiro, Caminha
Email: [email protected]
Tel.:: 258710360
Preço: programa especial de S. Valentim 250 euros (vista de rio, jantar para duas pessoas, tratamento de SPA no quarto e na piscina)

 


ESTUÁRIO DO CÁVADO | Esposende
A olhar o rio e o mar
Ver o desaguar do rio Cávado à luz do crepúsculo é um espetáculo admirável. Um miradouro em madeira sobre as dunas abre vista para cenários de perder o fôlego. Texto de Ana Costa

Antes de chegar ao Atlântico, o rio Cávado espreguiça-se em paralelo à costa, criando entre ele e o mar, um braço de areia que integra a zona protegida do Parque Natural do Litoral Norte. Este estuário especial pode ser apreciado fazendo o trilho “Entre o Cávado e o Atlântico”, que tem início no Clube Náutico de Fão, e segue junto à margem do rio, em passadiços de madeira que se prolongam até à foz. Pelo caminho, existem vários postos de observação que convidam a uma paragem para ver as muitas espécies de aves que procuram o estuário como refúgio e lugar de descanso. No final do passadiço, já sobre as dunas que separam o rio do oceano, o miradouro da restinga do Cávado deixa ver os dois lados da península, que ganha especial encanto sob a luz dourada do crepúsculo.

Estuário do Cávado, Esposende (Fotografia: Artur Machado/GI)

 

# Sra. Peliteiro
Com vista para as águas tranquilas do Cávado, o restaurante Sra. Peliteiro propõe uma “cozinha global portuguesa”, em pratos como a tagine de vaca, a moqueca de gambas, o toucinho do céu e o tamboril grelhado com tomatada de feijocas.

Quinta da Barca, Esposende
De terça a domingo das 11h às 17h. Sexta e sábado das 19h às 22h30. Encerra à
segunda-feira.
Preço médio: 25 euros

# Sense of Ofir
O Sense of Ofir, um hotel boutique quase a flutuar sobre o Cávado, dispõe de sete quartos minimalistas e de design contemporâneo, áreas comuns luminosas, piscina e um terraço aberto para o rio. Existe ainda um centro desportivo, com aulas de kitesurf, surf e SUP. Quem quiser lançar-se numa prancha e deslizar sobre as águas calmas do estuário, pode fazê-lo através de um pequeno portão no jardim que dá acesso direto ao rio. No restaurante, o chef André Carvalho cria todas as noites um menu surpresa que tem por base a cozinha portuguesa, com algumas influências orientais. À mesa, já chegaram percebes, polvo assado e uma deliciosa rabanada com gelado de citronela e molho toffee.

Caminho Padre Manuel Sá Pereira, 1204, Fão
Web: www.senseofofir.com/pt
Tel.: 32045280
Preço: quarto-duplo a partir de 79 euros (com pequeno-almoço).
Menu de três pratos: 25 euros

 


LAVADORES | Vila Nova de Gaia
Panorama de praia com o recorte da cidade
No aconchego do interior do carro, em Lavadores, assiste-se ao sol a mergulhar no mar, enquanto pinta o céu de tons pastel. Texto de Ana Luísa Santos

Quando o tempo permite, em Lavadores, mesmo a chegar ao Cabedelo do Douro, há um lugar informal, mas privilegiado, para ver o pôr-do-sol, ao jeito “cinema drive-in”, que é como quem diz, aconchegado dentro do carro, protegido do frio e do vento. Trata-se de uma zona de estacionamento, ao lado da antiga seca do bacalhau de Lavadores – que preserva ainda um depósito de água -, cuja altitude a torna uma varanda sobre o mar e as duas cidades banhadas pelo Douro. Dali, o bonito quadro, pintado com céus em tons de rosa e laranja em dias limpos, abrange parte da Reserva Natural Local do Estuário do Douro, a Afurada e a sua marina, a Ponte da Arrábida, o Jardim do Passeio Alegre, e, já bem distante, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Lavadores, Vila Nova de Gaia (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

 

# Armazém do Sushi
Lírio, salmão, robalo e atum são alguns dos peixes que dão forma às elegantes peças de sushi, servidas com a devida pompa neste recente espaço na Afurada. Num ambiente intimista de cores quentes, prima-se pela qualidade do peixe, que casa delicadamente com legumes, ovas, trufa e ovos de codorniz. No Dia dos Namorados, o restaurante abre excecionalmente à segunda e promove dois menus: o Afrodite (95 euros) e o Venus (75 euros), com entradas, peças de sushi e sashimi premium, sangria de espumante com frutos vermelhos e cheesecake de red velvet.

Rua 27 de Fevereiro, 1, Afurada
Tel.: 918654819
Web: afurada.armazemdosushi.pt
Das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 22h30. Sexta e sábado, até às 23h. Encerra à segunda.
Preço médio: 30 euros

# Vincci Ponte de Ferro
Foi no morro da Serra do Pilar que se instalou o novo hotel da cadeia espanhola Vincci Hoteles, um quatro estrelas que homenageia a Ponte D. Luís, mesmo em frente. Seja de um dos 94 quartos (de tipologias standard, standard com vista ou suíte), do restaurante ou do wine bar, a ponte está sempre presente, de perspetivas que vão mudando a cada um dos 14 pisos. O hotel apresenta ainda um ginásio, um bar e uma pequena piscina exterior, e uma esplanada com vistas de luxo sobre o Porto, aberta a passantes.

Rua do Casino da Ponte, 1
Tel.: 220902900
Web: pt.vinccipontedeferro.com
Preço: quarto duplo desde 75 euros (sem pequeno-almoço)

 


ARENA SUPER BOCK | Porto
Magia na cúpula do Pavilhão Rosa Mota
Subir ao varandim da cúpula é o ponto alto – literalmente – da visita guiada Porto 360, que dá a conhecer esta zona do edifício. E um lugar cinematográfico para uns momentos românticos. Texto de Ana Luísa Santos

Uma paisagem panorâmica, absolutamente arrebatadora, que se estende desde o mar até às Serras do Porto, recompensa quem vence as 196 escadas que levam até ao varandim da cúpula do Pavilhão Rosa Mota, acessível ao público desde março do ano passado. Dali, a cerca de 100 metros de altitude, somos brindados com a imagem do Rio Douro a beijar o mar, e dezenas de monumentos facilmente identificáveis, como o Palácio da Justiça, a Torre dos Clérigos, o Coliseu, a torre da Igreja do Marquês, o edifício da Câmara Municipal do Porto, a Alfândega e tantos outros. Do lado de Gaia, conhece-se a Serra do Pilar, toda a frente ribeirinha, a Torre Altice, o hotel The Yeatman e o quarteirão cultural WoW. Conhecer este miradouro, a história do pavilhão e do Palácio de Cristal que o antecedeu é a proposta do programa Porto 360, delineado pela empresa Porto Secret Spots. A visita arranca no primeiro piso do pavilhão, passa por um dos 23 camarotes e termina no topo, com um cálice (de chocolate) de vinho do porto, e muitas curiosidades à mistura.

Arena Super Bock, Porto (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

 

Porto Secret Spots
Web: portosecretspots.com
Preço: visita guiada Porto 360 a 12,5 euros/pessoa

# Okra – Pizza, Fun & Drinks
Pizas pouco convencionais, coroadas com ingredientes como pato fumado, radicchio (um legume de origem italiana), carpaccio de polvo ou figo seco, saem de um forno a lenha napolitano, no restaurante Okra. A elas, juntam-se propostas do bar de corte, caso do tártaro de carne e o carpaccio de novilho, saladas e um ovo no forno, com ricota, nduja (salame picante da Calábria), cogumelos e gorgonzola. O brinde ao amor faz-se com vinhos e sangrias, cocktails e destilados, de entre uma extensa carta de bar.

Rua Adolfo Casais Monteiro, 94
Tel.: 221177884/96942633. Web: okra.pt
Das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h (sexta até às 24h); sábado, das 13h às 15h30 e das 19h30 às 24h. Encerra ao domingo.
Preço médio: 25 euros

# Torel Avantgarde
É um dos edifícios que se avista da cúpula do pavilhão Rosa Mota, e também ele oferece vistas largas sobre o rio, seja a partir do restaurante ou das janelas de alguns dos 47 quartos. Únicos, todos eles foram decorados com base na vida e obra de personalidades, como Fernando Pessoa, Janis Joplin, Andy Warhol, Ernest Hemingway e Frida Khalo. Para celebrar o dia, o alojamento propõe o Pacote de São Valentim para duas pessoas (500 euros), que inclui bebida de boas-vindas e tratamento VIP à chegada,, uma noite em quarto suíte, pequeno-almoço, e jantar no Restaurante Digby.

Rua da Restauração, 336. Tel.: 220110082
Web: torelavantgarde.com
Preço: quarto duplo desde 182,40 euros (com pequeno-almoço incluído)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend