Biblioteca Itinerante está a percorrer o interior do país

Trás-os-Montes, Alentejo e Algarve são os próximos destinos da Biblioteca Itinerante. (Fotografia: DR)
O projeto "Viagem ao Interior (dos livros, das pessoas e do país)", do jornalista e escritor João Ferreira Oliveira, está a levar histórias e livros ao Interior. A próxima paragem é a Terra Fria Transmontana.

Depois de ter passado pelas Aldeias do Xisto, a Biblioteca Itinerante, do jornalista e escritor João Ferreira de Oliveira, continua a percorrer o interior do país, chegando a Trás-os-Montes já esta quinta, dia 13 de maio. O projeto “Viagem ao Interior (dos livros, das pessoas e do país)” arrancou no dia 7 de maio, materializado numa carrinha branca carregada de livros, e prevê-se que vá continuar por cerca de 20 dias, passando também pelo Alentejo Interior e pela serra algarvia. A ideia é levar sessões de leitura aos mais novos, e a todos os que queiram ouvir João, que tenta assim fintar o isolamento destas regiões. Em troca, o jornalista espera regressar com a carrinha “cheia de histórias”.

Para além de momentos de leitura planeados, em escolas, bibliotecas ou, simplesmente, na rua, João também distribui por onde passa os 500 livros doados por editoras portuguesas. Pelo meio, há abertura para a espontaneidade, permitindo que novos planos possam fazer parte desta viagem.

A visita à Terra Fria Transmontana começa em Mogadouro, com uma sessão de leitura na Biblioteca Municipal, e segue para os outros quatros municípios – Miranda do Douro, Bragança, Vimioso e Vinhais. De resto, a jornada pode ser acompanhada no Instagram @viagem_ao_interior, posteriormente lida na revista Fugas, e visualizada numa série documental.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend