Belcanto mantém posição entre os “50 melhores restaurantes do mundo”

José Avillez no seu restaurante Belcanto, em Lisboa. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
A lista do World's 50 Best, que elege anualmente os "50 melhores restaurantes do mundo", já foi tornada pública no site oficial da iniciativa. O restaurante lisboeta Belcanto, do chef José Avillez, com duas estrelas Michelin, ficou na 31.ª posição.

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, no Chiado, em Lisboa, ficou em 31.º lugar na nova lista dos “50 melhores restaurantes do mundo”, editada pela “The World’s 50 Best”. O anúncio da lista aconteceu dia 5 de junho, numa cerimónia no Wynn Las Vegas, nos EUA, que contou com a presença dos “melhores chefs, donos de restaurantes e ícones da indústria hoteleira do planeta”.

Este é o único restaurante português na lista internacional, criada em 2002 pela revista britânica Restaurant. E ainda que o Belcanto tenha descido seis posições entre 2023 e 2024 – da 25.ª posição para a 31.ª -, continuou a impressionar os especialistas em gastronomia. “A experiência do admirado chef leva os clientes numa viagem pela cozinha portuguesa contemporânea”, lê-se

“O restaurante bem projetado com 45 lugares é um espaço íntimo decorado com tetos abobadados, lustres minimalistas e janelas altas. Os pratos do menu à la carte e degustação incluem pescada grelhada com coentros, gema de ovo curada e trufa preta, e o caprichoso jardim da galinha dos ovos de ouro, que apresenta ovo com pão crocante e cogumelos”, descreve a lista.

Em 2022, o Belcanto tinha ficado classificado em 46.º lugar. Entrou para a lista dos primeiros 50 em 2019, para o 42.º lugar, posição que manteve em 2021 (em 2020 a lista não foi divulgada, devido à pandemia). Além destas distinções, o restaurante tem duas estrelas Michelin, que significam “cozinha excelente, vale a pena o desvio”.

A 22ª edição do ranking anual apresenta restaurantes de 26 territórios, cinco continentes e oito novidades e reentradas, sendo encabeçada pelo restaurante Disfrutar, em Barcelona, liderado pelos chefs Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas. O 25.º lugar, que era ocupado pelo chef José Avillez em 2023, foi tomado pelo restaurante El Chato, em Bogotá, do chef Álvaro Clavijo.

A lista “The World’s 50 Best” foi criada em 2002 pela revista britânica Restaurant. A escolha dos “melhores restaurantes do mundo” conta com os contributos de 1.080 especialistas em gastronomia, e procura “revelar alguns dos melhores destinos para experiências culinárias únicas, além de ser um barómetro para tendências gastronómicas globais”, segundo os promotores.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Serpa Pinto, 10A (Chiado), Lisboa
Telefone
213 420 607
Horário
Aberto de terça a sábado, para almoço, das 12h30 às 15h e para jantar, das 19h às 22h. Encerra domingo e segunda.
Custo
(€€) Menu de degustação, 250 euros/sem bebidas. Harmonização vínica opcional a partir de 150 euros. Também é possível escolher pratos à la carte.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend