Aveiro: esta loja é uma montra de artes e design

Aqui à Volta: um espaço com peças para muitos estilos e carteiras. Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens
A loja Aqui à Volta dá palco à criatividade, na forma de acessórios de moda, joalharia, cerâmica, escultura e muito mais. Muitas das peças são únicas, e existe uma secção especialmente dedicada ao público infantil.

Aqui à Volta é como se chama a loja de artes e design, no coração de Aveiro, nascida da parceria entre Afonso Vieira e Luísa Sacchetti (ela que já estivera por detrás d’ O Risco, com filosofia semelhante). Paredes, prateleiras e vitrinas exibem trabalhos de artesãos e designers de todo o país.

“Aqui à volta permite o raio que eu quiser”, diz Afonso, aludindo ao nome do projeto, que ocupa uma antiga loja de móveis do seu avô, encerrada há mais de 20 anos. Depois disso, ainda funcionou como espaço de fotografia – daí encontrar-se uma pequena banca a meio e, aos pés, marcas deixadas pela máquina de revelação.

Os responsáveis pelo negócio apostam em artigos maioritariamente de produção nacional, que não se encontrem com facilidade, e fogem ao selo de loja turística. “Muitas das peças são únicas, não há duas iguais”, sublinha ele, dando como exemplos as rolhas decorativas da Almavina, criadas uma a uma, e as esculturas de Luís Pinheiro, que usa pedra e ferro para dar forma a gatos, formigas e outros animais.

A loja acolhe uma variedade de objetos, que se inserem nas áreas da pintura, ilustração, cerâmica, joalharia e não só. Há desde serigrafias digitais e pósteres até mandalas feitas com fios de lã, joias de diversos estilos, malas que reaproveitam pneus e câmaras-de-ar. Os preços variam muito: um postal, por dois euros, é a peça mais acessível; enquanto a mais cara, uma escultura de Luís Pinheiro em forma de árvore, custa 380 euros.

Há vários artigos dirigidos aos mais novos.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

É um bom lugar para procurar presentes com carga criativa. Existe, inclusivamente, uma secção dirigida aos mais novos, com fantoches, figuras de animais em pasta de papel, ardósias portáteis, com almofada e giz incluídos, para que os miúdos se entretenham a desenhar, em vez de olhar para ecrãs, ou jogos de memória que se enquadram na loja porque entram no universo da ilustração.

Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto, no Centro de Portugal, também se fazem representar, através de produtos alimentares como azeite, compotas e mel.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend