Aveiro celebra Arte Nova com voos de balão de ar quente e visitas guiadas

Fachadas de Arte Nova em Aveiro. (Fotografia de Tony Dias/GI).
A Festa Arte Nova, cujo dia mundial se celebra a 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas), vai decorrer em Aveiro de 10 a 13 de julho com uma série de iniciativas abertas ao público em geral.

Voos cativos em balão de ar quente, visitas guiadas e comentadas, entradas gratuitas no Museu Arte Nova e um atelier infantil. É isto que promete a Festa Arte Nova, que vai decorrer na cidade de Aveiro – Cidade Arte Nova Portuguesa – entre 10 e 13 de junho, para celebrar o Dia Mundial da Arte Nova (dia 10).

Um dos destaques da programação vai para os voos cativos em balão de ar quente a partir do Rossio. Os voos (em que o balão sobe e desce sem sair do mesmo lugar) vão acontecer entre as 08h e as 11h e as 19h e as 22h, dependendo da estabilidade das condições atmosféricas.

A participação implica inscrição prévia e as viagens acontecerão por ordem de chegada. A ideia, segundo comunicado do município de Aveiro, é “recordar que, no período de 1900, os balões de ar quente e os dirigíveis integravam o imaginário coletivo e eram alvo de notícia”.

Quem quiser conhecer mais a fundo a história e património da Arte Nova de Aveiro pode visitar, gratuitamente durante os quatro dias, o Museu Arte Nova, e participar no percurso interpretativo para observar edifícios com esta corrente artística. Há sessões guiadas e comentadas às 10h e às 15h, nos quatro dias.

O Museu Arte Nova, em Aveiro. (Fotografia de Tony Dias/GI).

O programa da Festa Arte Nova inclui, ainda, o atelier infantil “Viajar no Papel”, cujo objetivo é fazer as crianças “puxar pela imaginação, recorrendo a colagens e tintas que se misturam, criativamente com réplicas de postais antigos relacionados com o tema das viagens e da descoberta do mundo”.

As sessões deste atelier estão marcadas para as 11h e as 16h30, durante os quatro dias do evento, e requerem inscrição prévia, através do email [email protected] de, no máximo, 10 participantes.

No dia 10 de junho, Dia de Portugal, haverá ainda uma “happy hour” nos museus de Aveiro, às 18h00, dedicada à Arte Nova, com o título “Em privado. A Arte Nova e o interior doméstico”. Será difundida na página de Facebook dos Museus de Aveiro (facebook.com/Museudacidadedeaveiro).

Recorde-se que o Museu Arte Nova tem patente a exposição “Artesãos de Fogo”, que apresenta “uma das coleções mais importantes de vidro Arte Nova produzidas nos finais do século XIX e princípios do século XX na região francesa de Lorena, mais concretamente, em Nancy. Foi ali que os artesãos da época criaram peças de vidro únicas, com decorações inspiradas na Natureza. A exposição revela a essência desta técnica artesanal de trabalhar o vidro, que requer muita perícia e destreza dos vidreiros durante todo o processo”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend