Até junho há atividades para famílias no Bairro dos Museus em Cascais

A Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, é um dos espaços do Bairro dos Museus com atividades para famílias. (Fotografia: Thomas Meyer/GI)
Descobrir os animais e plantas que vivem nos jardins do Bairro dos Museus, em Cascais, conhecer a história dos soldados do Forte de S. Jorge e Oitavos, e meter mãos à obra num atelier de costura são algumas das propostas do programa Envolve-te.

O Bairro dos Museus – que integra diversos equipamentos culturais em Cascais – já reabriu, com um programa que desafia as famílias a participar em várias atividades nos espaços culturais e também online.

Para o Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de maio, o programa Envolve-te propõe um kit de exploração livre, que convida a observar e a registar tudo o que os participantes encontrarem nas visitas às diversas instalações do Bairro dos Museus. O kit tem o custo de cinco euros e encontra-se disponível nas receções da Casa das Histórias Paula Rego, do Centro Cultural de Cascais, do Forte de S. Jorge de Oitavos, do Museu Condes de Castro Guimarães e do Museu do Mar Rei D. Carlos.

Mas até lá há ainda muito que fazer e ver. De terça a domingo, quem visitar o Forte de S. Jorge de Oitavos pode ficar a conhecer como viviam os soldados do forte no século XVIII, como ocupavam o tempo e o que vestiam. Indicada para crianças a partir dos cinco anos, esta atividade leva cada visitante a vestir a pele de um soldado e a desvendar alguns dos segredos do monumento.

A 12 de junho, na Casa das Histórias Paula Rego, pais e crianças são desafiados a observar atentamente a peça têxtil Batalha de Alcácer Quibir, de Paula Rego, e tentar descobrir quais os pontos de bordado usados. Na obra, a artista cruza diversas técnicas têxteis para contar mitos e outras narrativas. Depois, cada família receberá um conjunto de materiais para criar as suas próprias peças.

“Que animais e plantas se escondem no jardim dos Condes?” é a questão colocada aos visitantes do Museu Condes de Castro Guimarães, desafiados a encontrar algumas das espécies de fauna e flora do jardim que estão representadas na coleção de porcelana chinesa do museu. No mesmo espaço, uma outra atividade propõe construir um dicionário ilustrado de palavras do mar, durante uma visita à exposição Oceano Aberto.

O programa completo pode ser consultado aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend