As cinco portas sagradas para entrar no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Cada um dos cinco municípios abrangidos pelo Parque Nacional tem uma Porta para receber os visitantes. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
O Parque Nacional da Peneda-Gerês abrange cinco municípios, cada um deles uma entrada nessa área protegida. Montanha, floresta, lagoas, museus e boa mesa fazem parte da paisagem.

Data de 1971 a criação do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a única área protegida do país com essa classificação, graças às suas riquezas naturais, aliadas a um importante património histórico-cultural. Ocupa cerca de 70 mil hectares, em cinco concelhos: Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre. Cada um tem uma Porta do PNPG, ou seja, um ponto de receção e informação aos visitantes, com áreas de lazer, exposições e atividades de educação e interpretação ambiental. Depois é só ir à descoberta dos bosques, matas, lagoas e aldeias, parando para saborear as carnes e vinhos da região.

Porta de Lamas de Mouro, Melgaço

A Porta e a sua oficina temática giram em torno do ordenamento do território. Em redor, há também muito para ver: do centro histórico de Castro Laboreiro às cascatas, lagoas e marmitas de gigante (concavidades) no rio Laboreiro.

(Fotografia: DR)


Porta do Mezio, Arcos de Valdevez

Esta Porta, dedicada à Conservação da Natureza e da Biodiversidade, fica na Mata do Mezio. Tem várias atividades, e equipamentos como o Parque da Biodiversidade ou a Aldeia dos Pequeninos. Nas imediações, merecem visita a Mata do Ramiscal e os socalcos de Sistelo.

(Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)


Porta de Lindoso, Ponte da Barca

A Água e a Geologia é a temática desta Porta, cujo complexo integra o castelo de Lindoso. Na envolvente, fica o maior conjunto de espigueiros da região do Parque (67). Pelo território surgem gravuras rupestres e locais de interesse geológico.

(Fotografia: DR)


Porta de Campo do Gerês, Terras de Bouro

É de História e Civilizações que trata esta Porta. Destacam-se o Museu da Geira, via romana que ligava Braga a Astorga; e o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, aldeia submersa. Na zona, merecem visita a Mata de Albergaria, o Santuário de S. Bento da Porta Aberta e a vila termal do Gerês.

(Fotografia: DR)


Porta de Montalegre, Montalegre

A Paisagem é o tema desta Porta, integrada no Ecomuseu de Barroso. Nas redondezas, vale a pena conhecer o Complexo Hidráulico de Paredes do Rio e os fojos do Lobo de Fafião e da Portela da Fairra.

(Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)


Como chegar

Para chegar a Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Terras de Bouro, vindo de Lisboa, recomenda-se tomar a A1 e a A3; partindo do Porto, basta seguir a A3. Se o destino for Montalegre, saindo de Lisboa, há que apanhar a A1 e a A7; ou, saindo do Porto, a A3 e a A7.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend